Você precisa se inteirar sobre as novas tendências em educação online que existem por aí. Nós reunimos algumas das principais para que você esteja esperto e sabendo tudo sobre o que quer saber em relação ao uso de tecnologias e internet nas salas de aula.
Conheça algumas importantes novas tendências em educação online
A crise global pela qual estamos passando desde o ano passado está mudando o cenário educacional, muitas vezes de maneiras imprevisíveis. É difícil saber exatamente como será o próximo ano letivo, mas mantendo-se atualizado sobre as tendências atuais na esfera educacional, você pode voltar para a escola informado no próximo ano, esteja você em uma sala de aula ou ensinando à distância. Mesmo você, que espera algo como comprar um trabalho de TCC, pode se beneficiar desse texto.
Nós reunimos algumas tendências e questões educacionais que você deve observar e pesquisar para sua sala de aula. Alguns, como aprendizado socioemocional e cidadania digital, são importantes há muito tempo e podem exigir ainda mais foco neste ano. Outros, como as atividades rápidas, são tendências educacionais recém-chegadas que podem ser úteis em sua sala de aula.
1. Autocuidado
Devido à crise de saúde e outros eventos mundiais, professores e famílias podem estar mais sobrecarregados do que nunca. Este ano, conforme as escolas mudaram para o aprendizado online e os professores se esforçaram para ajustar o currículo, muitos professores, alunos e pais passaram a valorizar o autocuidado.
Embora ainda não saibamos exatamente como será o ano letivo de 2021, é certo que cuidar de sua saúde geral e bem-estar será essencial para alunos, professores e pais. Você pode incluir tarefas que ajudem os alunos a controlar o estresse e a reservar tempo para seu autocuidado como professor.
2. Aprendizagem combinada
A aprendizagem combinada é uma escola ou estrutura de sala de aula na qual os alunos aprendem parcialmente com a instrução direta do professor e parcialmente em atividades mais autodirigidas. Essa combinação pode ser perfeita se os alunos estiverem aprendendo na escola e em casa no próximo ano. Embora ainda seja difícil prever como e quando os alunos retornarão à escola, muitas vozes na educação, incluindo pessoas relevantes para a pedagogia a nível mundial.
3. Aprendizagem Personalizada
Nos últimos anos, o aprendizado personalizado tem aumentado. Por que ficar de olho no aprendizado personalizado? Quando o currículo escolar é adaptável às necessidades únicas de um aluno, é mais provável que promova o progresso do aluno porque cada criança pode se mover em seu ritmo certo. Além disso, os programas de software adaptáveis permitem que os professores usem o mesmo programa para todos os alunos em sua sala de aula – incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagem.
4. Currículo STEAM
Você pode estar familiarizado com o currículo STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e como ele prepara os alunos para entrar no mercado de trabalho com habilidades práticas e de alta demanda. Mas adicionar as artes ao lado dessas disciplinas (criando assim STEAM: STEM + artes) pode melhorar o desempenho acadêmico de seus alunos.
Por exemplo, adicionar tarefas de arte às aulas de ciências e matemática pode ajudar os alunos com baixo desempenho a entender melhor as disciplinas de STEM. E melhora a criatividade – uma habilidade útil para qualquer matéria acadêmica. Além disso, o currículo STEAM é mostrado para fornecer aos alunos uma educação mais completa e prática do que o currículo STEM sozinho.
5. A Hora da Genialidade
Chamada em inglês de Genius Hour, esta é uma técnica educacional relativamente nova que permite que os alunos trabalhem em projetos individualizados e escolhidos por eles mesmos durante uma hora por dia. Isso incentiva os alunos a praticar sua criatividade e habilidades de pensamento independente, e eles também podem desenvolver um amor genuíno pelo aprendizado. Se você está procurando maneiras de melhorar o envolvimento dos alunos em sua sala de aula, os espaços geniais podem ser uma tendência para ficar de olho.
6. Cidadania Digital
Para os alunos, cidadania digital é definida como a capacidade de usar a tecnologia e a Internet de forma eficaz e adequada. Uma boa cidadania digital é cada vez mais necessária, mas como as atribuições e aulas tradicionalmente feitas pessoalmente passam para a Internet, os alunos precisam das habilidades para desenvolver um relacionamento saudável com a mídia digital. Até mesmo a realização de um ENEM digital já se enquadraria neste tema.
7. Atividades rápidas
O aprendizado rápido é uma técnica educacional que fornece aos alunos atividades breves e intensivas que visam habilidades acadêmicas específicas. Se as aulas continuarem a ser principalmente online no próximo ano, atividades rápidas podem ser especialmente úteis. O uso estratégico de atividades rápidas para ensinar novas habilidades permite que os professores levem em consideração a capacidade limitada do aluno para aulas longas e focadas em casa. Ou, se os alunos retornarem à sala de aula, essa técnica ainda pode ser útil para aproveitar ao máximo o tempo gasto em sala de aula.
8. Aprendizagem Sócio-Emocional
O aprendizado socioemocional continua a ser uma palavra da moda importante. Quando os professores reservam um tempo para nutrir o desenvolvimento educacional e socioemocional do aluno, o progresso acadêmico melhora e os problemas comportamentais em sala de aula diminuem. E com a crise de saúde que estamos a viver mudando a vida de muitos alunos de maneiras estressantes, o aprendizado socioemocional continuará a ser uma necessidade para o seu bem-estar.
9. Gamificação
Procurando maneiras de tornar o aprendizado divertido para seus alunos? A gamificação, uma estratégia de aprendizagem que envolve o uso de jogos e recompensas para ensinar os alunos, é uma estratégia com muitos defensores e críticos.
Muitos desencorajam, com razão, o uso de recompensas externas para a aprendizagem, mas outros rebatem que quando os jogos e recompensas tocam na motivação intrínseca de uma criança para aprender, como recompensar uma criança que completa um diário de leitura com um livro de capítulo próprio, por exemplo, o os benefícios podem ser profundos. Os alunos que participam de atividades gamificadas em sala de aula podem aprender a valorizar o aprendizado como uma recompensa e se tornar alunos ativos e engajados ao longo do tempo.
10. Aprendizagem Experiencial
A aprendizagem experiencial é uma estratégia que, de acordo com vários estudos, permite que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades em um ambiente fora da sala de aula. Para alunos do ensino fundamental, as opções de aprendizagem experiencial podem ser limitadas. Mas você ainda pode tirar o máximo proveito dessa estratégia, levando os alunos em viagens de campo (virtuais ou não) e fornecendo aos alunos tarefas que os incentivem a aprender fora da escola.