O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) alertou na tarde desta quarta-feira (27) para a necessidade de o Governo do Estado enfrentar o problema no sistema prisional. De acordo com o parlamentar, o setor possui atualmente um déficit de cinco mil vagas nas unidades prisionais.
“Esse é um problema sério, com potencialidade de explodir como um rojão. Além da falta de pessoal, soma-se a precarização das condições básicas de operação, falta de vigilância eletrônica, ausência de vestuário para os detentos, condições insalubres para o atendimento ao apenado”, destacou da tribuna da Assembleia Legislativa durante sessão itinerante em Chapecó.
Para Minotto, é urgente que o Governo do Estado trabalhe para minimizar essa situação, já apontada, inclusive, nos relatórios do Tribunal de Contas (TCE-SC). “São problemas graves e estruturais, como a ausência de profissionais de saúde para atender os detentos. Esperamos uma solução para estas falhas na questão da segurança, porque isso vai criando um sentimento de revolta e haja coração a partir disso”, pontuou o deputado, que é o 2º vice-presidente da Alesc.