Obras permanecerão expostas até 06 de janeiro na Igreja matriz da cidade.
Os olhos da aposentada Maria Salete Rodrigues brilhavam, atentos à diversidade de materiais, cores e simbolismo dos presépios expostos na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha. A forquilhinhense foi conferir de perto a segunda edição da exposição, que está aberta à visitação com 25 presépios desde o último domingo. Eles seguirão expostos até o dia 06 de janeiro, o “dia de reis” que, para os católicos, significa também o término dos festejos de natal.
Como os presépios estão expostos dentro da igreja, não há custo para conferir a exposição, que está à disposição do público durante todos os dias da semana das 8h às 20h. E quem foi, garante que vale a pena. “É simplesmente maravilhoso. Nesta época falamos tanto em presentes e Papai Noel que às vezes esquecemos que o nascimento do menino Jesus é o verdadeiro sentido do natal”, destaca a aposentada Maria Salete.
De fato, resgatar o verdadeiro sentido do natal é o objetivo central da exposição, que nasceu em 2014 durante uma troca de ideias entre a comunidade e o pároco de Forquilhinha, frei Jacir Zolet. “Nossa província franciscana tinha um evento semelhante em São Paulo. Organizávamos uma exposição com quase 400 presépios. Pensamos inicialmente em trazê-los de lá, mas achamos que as pessoas daqui poderiam expor a sua criatividade “, comenta o frei.
O resultado desta aposta no talento local foi um sucesso. Em 2015 o tamanho da exposição praticamente dobrou com relação ao ano anterior. Entidades, escolas, artistas, e forquilhinhenses que gostam de arte, se envolveram e montaram as suas obras seguindo o regulamento da exposição, que inclusive delimita o tamanho permitido dos presépios e traz outros detalhes técnicos. “Esta mostra revela a beleza na simplicidade. Ovos, favos, fuxicos e até palha de milho, tudo foi matéria prima útil para construir os presépios. Isso mostra que não é preciso muito para manter essa tradição viva nas nossas casas”, comenta Rosemeri De Lucca Minatto, coordenadora da exposição.
Significado do presépio
A palavra presépio tem origem no latim “praesaepe”, e significa estrebaria, curral ou estábulo. E foi em um destes espaços que nasceu o menino Jesus. Portanto, o presépio é para os católicos, uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo.
São Francisco de Assis é considerado pela igreja Católica o patrono universal do presépio. Teria sido ele o primeiro a construir uma representação da cena do menino Jesus nascendo, na presença dos pastores e animais.