Ato nesta quarta-feira, 9, marca avanço na meta de ampliar a cobertura do sistema de esgoto em Santa Catarina.
Com a presença do vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, a CASAN assina nesta quarta-feira, 9, a partir das 10h, a autorização do início das obras de implantação dos projetos de esgotamento sanitário do município de Forquilhinha.
“O início das obras, em Forquilhinha e mais outras duas cidades de Santa Catarina hoje, é mais um passo importante no desafio de elevar de 19,6% para 47,6% a cobertura de esgoto em Santa Catarina até 2018”, diz o presidente da CASAN, engenheiro Valter José Gallina.
O Estado ocupa atualmente a 18ª posição no ranking nacional de cobertura de esgoto, mas pretende alcançar um dos primeiros lugares desta estatística de qualidade de vida após inaugurar uma série de obras, 15 delas já em andamento e outras cujos recursos estão assegurados para serem iniciadas.
Esgotamento sanitário em Forquilhinha
Com investimento previsto de R$ 17,8 milhões, o sistema beneficiará 7 mil moradores dos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara e Santa Isabel, permitindo que 35% da cidade tenham cobertura de coleta e tratamento de esgotos.
Os recursos são provenientes do PAC2 / Caixa (62%) e contrapartida da CASAN (38%). O projeto prevê implantação de 34,3 quilômetros de redes coletoras, 3,3 quilômetros de emissários terrestres, cinco estações elevatórias de esgotos e 1.328 ligações domiciliares.