Sub-20 não consegue vencer a Chape
O time júnior do Criciúma perdeu a segunda no Campeonato Brasileiro Sub-20, que ocorre no Rio Grande do Sul. Desta vez, a equipe perdeu por 2 a 0 para a Chapecoense, na tarde desta segunda-feira (07/12), no estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.
Os criciumenses foram castigados por erros cometidos, que resultaram nos dois gols do Verdão. Na primeira etapa, o Tigre criou algumas chances, porém pecou na hora da conclusão. A Chapecoense, que jogou toda a partida nos contra-ataques, conseguiu abrir o placar após erro de marcação da zaga tricolor. O atacante Lourency livre bateu alto no meio do gol, sem chances para Ronaldo. O segundo tempo foi o mesmo quadro do primeiro, com o Criciúma no ataque e a Chape explorando bem a velocidade quando recuperava a bola. Em um lance na esquerda, Lourency aproveitou indefinição da marcação e chutou de fora da área no canto direito do goleiro carvoeiro.
Agora os comandados do técnico Wilson Vaterkemper, o Wilsão, encaram o Grêmio na próxima quarta-feira, dia 9, às 17h30min, pela terceira rodada da competição, no estádio Antônio Vieira Ramos.
Equipe sentiu o primeiro gol
A proposta do Tigre foi clara desde o início do confronto. Os jogadores tricolores marcavam a saída de bola adversária, assim obrigado os zagueiros a darem os chutões para o ataque. Com mais objetivo nas jogadas, os criciumenses pecavam muito na hora da finalização. A Chapecoense, que esperou o Criciúma no seu campo defensivo, foi mais eficiente. Aproveitou os erros do time carvoeiro e não desperdiçou as oportunidades que teve.
Os atletas do Tigre sentiram o primeiro gol sofrido, já que a equipe estava melhor no jogo. E o golpe fatal veio com o segundo tento marcado na etapa final, quando também chegava mais ao gol adversário.
Tigre fica em situação difícil no Brasileiro
Com a derrota, o Criciúma permanece na última colocação do grupo B do Brasileiro Sub-20 com nenhum ponto. Assim, com mais dois duelos no campeonato, é preciso vencer o Grêmio e o Flamengo e torcer por tropeços dos adversários para conseguir avançar de fase.
Situação difícil para o time carvoeiro, que agora não depende de si próprio para conseguir a classificação. Lembrando que passam de fase os dois melhores colocados de cada chave.
Resultados da Série A deixam o Criciúma perto da Primeira Liga
Com o rebaixamento do Avaí para a Série B e a derrota da Chapecoense para o Atlético (MG), o Criciúma praticamente garantiu a vaga na Primeira Liga. Santa Catarina terá três participantes, que serão definidos através do Ranking Nacional de Clubes (RNC). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai publicar a atualização do ranking nas próximas semanas.
Atualmente, o Figueirense é o melhor catarinense, já que ocupa a 21a colocação com 6.898 pontos. O Tigre aparece em 25ocom 6.495. O Avaí está na 27a posição somando 6.364 e a Chapecoense está em 30o com 5.150. Por terem disputado a Primeira Divisão, os times da capital e a Chape irão somar mais pontos na atualização do ranking, em relação ao tricolor.
Porém a pontuação somada pelos clubes não deverá ser suficiente para ultrapassarem o Criciúma, que terminou na 12acolocação na Série B. A confirmação só será possível quando a CBF divulgar o RNC. A Chapecoense precisava vencer o Atlético na última rodada para seguir com chances reais, mas a 14a colocação na Série A deixou mais distante a participação do time. O Avaí deve conseguir a terceira vaga catarinense, apesar do rebaixamento.
Agora, além da espera da divulgação do ranking, é preciso ter a confirmação oficial da realização da Primeira Liga. Para o Tigre, caso seja confirmada a participação, será muito importante, tanto nas questões financeiras quanto técnicas. O clube receberá uma quantia significativa, que será definida, por participar. Para o time criciumense, que terá um orçamento reduzido em 2016, o dinheiro dará a possibilidade de montar um elenco mais qualificado.
Para o técnico Roberto Cavalo, começar o ano enfrentando clubes tradicionais do país exigirá mais dos atletas, já que o nível será muito alto. Assim, o treinador conseguirá preparar um time forte para a disputa da Série B. Com certeza não conseguiria isso jogando apenas o Catarinense. A competição nacional vai exigir que o tricolor monte um elenco qualificado já no início da temporada e não apenas antes do começo da Segunda Divisão.
Tigrinhos estreiam dia 2 na Copa SP
A caminhada do time Sub-20 do Criciúma na 47a edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior inicia no dia 2 de janeiro. O adversário será o Atlético (GO), às 16 horas, em Leme. A cidade paulista será a sede do grupo 10, que além dos criciumenses e goianos, conta com o Rio Claro (SP) e os donos da casa, o Lemense.
Na segunda rodada, o Tigre pega o Lemense, no dia 4, às 14 horas. Na edição desse ano, as duas equipes se enfrentaram pela segunda fase da competição e o tricolor goleou por 4 a 1. O último desafio criciumense na etapa inicial da Copa será diante do Rio Claro, no dia 6, às 14 horas.
Nesse ano, o Criciúma foi até as oitavas de final, quando foi eliminado pelo São Paulo, em derrota de 1 a 0. O clube realizou uma ótima campanha. Foram cinco jogos, onde venceu três, empatou um e perdeu uma partida.
Na edição de 2016 o elenco será um pouco diferente, com novos atletas a disposição do técnico Wilsão. Analisando os confrontos e a fórmula de disputa, o Tigre possuiu condições de terminar nas primeiras colocações da chave e avançar para a segunda fase.
As chances são reais já que na próxima Copa SP garantem classificação para a próxima fase os dois melhores clubes de cada grupo. Anteriormente apenas o primeiro garantia lugar direto na etapa seguinte, além dos sete melhores segundos. A mudança do formato ocorreu porque aumentaram as equipes participantes, de 104 para 112, e serão duas chaves a mais, 26 em 2015 para 28 no ano que vem.