A Black Friday se tornou a data mais esperada pelos consumidores em todo o mundo. Isso porque, durante o mês de Novembro, mais especificamente na 4° sexta-feira do mês, o costume é de que as empresas coloquem seus produtos na vitrine por um preço bem menor do que o habitual. Ou seja, com 20, 30, 40 e até 50% de desconto, o que já é o suficiente para que a clientela ache essa promoção a “melhor oportunidade” de comprar aquele produto que tanto gostaria.
Mas, existem outras estratégias a serem aplicadas durante essa época do ano, além de reduzir o preço. Nesse caso, estamos falando do Gamification, que nada mais é do que competições sociais para que os clientes tenham mais chances de conquistar descontos significativos. Veja alguns exemplos de Gamification que deram certo e como você pode aplicar essa dica para a Black Friday de 2019!
Hurb e passagens por 1 real
No ano passado, a Hurb, agência de viagens, disponibilizou em suas redes sociais uma campanha bastante interessante. A ideia era vender passagens limitadas para alguns destinos por apenas 1 real. Como eles fizeram isso? Criaram um gamification através do Marketing de Influência. Eles criaram expectativa em seus seguidores através da principal ferramenta de comunicação com o público atualmente, o Story do Instagram. Deixaram todos em alerta que no dia 23/11 haveria uma oportunidade exclusiva de viajar para vários destinos diferentes pagando somente 1 real.
Bom, chegado o dia 23/11, eles distribuíram passagens para destinos diferentes ao longo do dia e 10 minutos antes avisavam nos stories: “Daqui 20 minutos terá passagens para Argentina em nosso site por 1 real”, além disso disponibilizaram algumas dicas de onde o consumidor poderia encontrar, uma vez que a ideia era realmente criar um jogo, onde cada um dos participantes tentasse “encontrar dentro do site” essa oportunidade.
Como as vagas eram bem limitadas, poucas pessoas conseguiram aproveitar, mas isso criou o desejo de compra em outras milhares que por não terem sido sortudas, acabaram por adquirir passagens por preços menos significativos somente por já estar dentro do site criando realizando vários planos para as férias.
Mas o que o Marketing de Influência tem a ver com isso?
Bom, pense se a empresa que tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram não tivesse engajamento dentro dessa rede social ou que os seguidores não tivessem confiança o suficiente para acreditar que eles estavam disponibilizando passagens por 1 real, a campanha seria um investimento completamente à toa.
Assim, é exatamente aí que entra o papel do Marketing Digital de Influência. Uma vez que marcas que geram conteúdos de valor, produzem stories diariamente, criam interações inteligentes com o seu público e cumprem com os principais ideias da influência, passa credibilidade a sua audiência e consegue ter resultados surpreendentes com campanhas diferentes do que todo o resto do mercado está promovendo.
Logo, se você deseja entender um pouco mais sobre Marketing de Influência e aplicar conceitos desse segmento na sua empresa para nutrir sua audiência de uma maneira estratégica, acesse o site e tenha a faca e o queijo na mão para começar a ter resultados hoje com esse nicho de mercado.