Projeto piloto em Santa Catarina está sendo testado nos municípios do 9º Batalhão de Polícia Militar.
Mais uma ferramenta tecnológica está sendo implantada em Santa Catarina, para auxiliar o setor de segurança pública no combate à criminalidade. Trata-se do PMSC Cidadão, um aplicativo que permite às pessoas acionarem a Polícia Militar sem necessidade de ligar para o tradicional “190”.
Inicialmente, o projeto piloto está sendo testado nas cidades de cobertura do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM): Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. E se tudo der certo, em trinta dias estará disponível para toda população catarinense.
Nesta primeira versão, já é possível registrar emergência para alguns tipos de ocorrência, acionar botão de pânico de violência doméstica para as mulheres que possuem medida protetiva de urgência e acessar outros serviços da Rede Catarina de Proteção a Mulher.
“É um processo relativamente simples, um aplicativo que baixamos no celular, inicialmente nos que possuem sistema Android. Entre algumas vantagens, vejo que é possível continuar a comunicação entre o cidadão que está solicitando o apoio dos policiais e a Central Regional de Emergências, como em uma conversa de whatsapp; além disso, quando se baixa o aplicativo, a pessoa permite que a localização do aparelho seja emitida quando há um acionamento, então dificilmente vai ter erro por endereço”, ressalta o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto.
A ferramenta, provavelmente, também inibirá a realização de trotes. “Pois haverá todo um histórico, a pessoa precisa colocar CPF, fotografia, endereço residencial, para a PM também fazer uma análise. Até porque queremos pessoas de bem, da sociedade, para interagir melhor nas ocorrências”, finaliza Barreto.
Para utilizar o aplicativo, que nesta fase está disponível apenas para Android, você pode baixá-lo aqui.