Lançamento do desconto no preço da passagem de ônibus para estudantes de cursos profissionalizantes e também do parcelamento de dívidas municipais em até 12 vezes no cartão de crédito ocorre às 11h, no Paço Municipal.
Pioneira entre os grandes municípios de Santa Catarina, a cidade de Criciúma fornecerá aos munícipes a oportunidade de pagar os tributos municipais por meio do cartão de crédito. Os contribuintes poderão quitar dívidas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), entre outros, em até 12 vezes. O novo benefício será lançado em solenidade programada para esta segunda-feira (2), às 11h, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Na cerimônia, a Administração Municipal também fará o ato de sanção do projeto de lei do Poder Executivo (PE) Nº 62/19, que fornece desconto no preço da passagem do sistema de transporte coletivo aos estudantes de cursos profissionalizantes e cria a Comissão Municipal de Transportes.
A empresa responsável por fornecer o serviço de parcelamento de débitos via cartão de crédito é a PayPag, que venceu o processo licitatório. O contrato com a Prefeitura de Criciúma tem validade de 24 meses. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, a adesão ao programa tem custo zero para a Administração Municipal, pois o valor será repassado à vista para a prefeitura e o cidadão pagará as parcelas para a bandeira do cartão de crédito. “Implantamos a cobrança por meio do crédito porque facilita a vida dos contribuintes, sendo uma inovação, possível com as novas tecnologias, que permite interface entre as várias bandeiras de cartão de crédito”, explica.
Cardoso também informa que a novidade gera economia para os munícipes. “Eles não vão precisar mais pagar juros e multas por atraso no pagamento dos tributos, já que agora podem quitar seus débitos no cartão de crédito”, completa. A PayPag atende cidades de todo o Brasil, como Manaus (AM), Porto Velho (RO), Vacaria (RS) e Sombrio.
Conforme o diretor administrativo da PayPag, Joel de Oliveira Nunes, os pagamentos são efetuados com o próprio cartão de crédito do contribuinte, considerando o limite do cartão. A Prefeitura de Criciúma contará com duas máquinas, englobando 74 bandeiras. “Antes de acertar a forma de parcelamento, o cidadão poderá fazer uma simulação com o valor da sua parcela. É uma maneira a mais que os contribuintes terão para pagar as suas dívidas. E a prefeitura não terá nenhum custo”, ressalta.
O diretor técnico da PayPag, Claudinei Monteiro, exemplifica que se o cidadão optar por parcelar o ITBI, a prefeitura receberá o valor integral. “Anteriormente, o Governo de Criciúma já realizava o parcelamento, porém o contribuinte só faz a transferência depois de quitar a dívida. Agora, com o cartão de crédito, o cidadão já consegue transferir logo após o pagamento, pois a Administração Municipal recebe o valor integral”, adianta.
Para realizar o parcelamento, o munícipe deve se dirigir ao Paço Municipal Marcos Rovaris, no setor de Arrecadação, ou acessar o site da Administração Municipal. Os profissionais da prefeitura poderão acompanhar a adesão e também os valores online, em tempo real.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ressalta que a iniciativa acabará estimulando os contribuintes a quitarem dívidas com o município. “É uma oportunidade para o cidadão colocar o seu nome em dia, usando a sua própria ferramenta, o seu cartão de crédito e seu limite. Assim, vamos fornecer mais um recurso para que os munícipes possam ficar em dia com Criciúma, além de ser benéfico para a prefeitura, que não terá custo nenhum e recebendo os valores integrais”, frisa.
Desconto na passagem de ônibus
Ainda pensando nos munícipes, a Administração Municipal realizará o ato de sanção do projeto de lei PE Nº 62/19, que institui o abatimento no preço da passagem para estudantes de curso de aprendizagem industrial e cria a Comissão Municipal de Transportes.
“Analisamos a necessidade de oferecer um meio de condução acessível aos jovens que desejam se aperfeiçoar ou até mesmo se profissionalizar por meio de cursos de aprendizagem industrial”, afirma Salvaro.