O novembro dourado é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
A 1ª Caminha Dourada da Casa Guido será realizada neste domingo, 22, a partir das 9h. O evento é em comemoração aos 5 anos de fundação da entidade e para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, no dia 23.
O percurso começa na rua Santo Antônio, 790, e segue pelas ruas Felipe Schmidt, Marechal Deodoro e avenida Centenário até o Parque das Nações. As crianças da entidade irão participar da Caminhada Dourado realizando o trajeto no Trem da Alegria.
Para o presidente da Casa Guido, Otílio Paulo Miranda Pereira o evento é para chamar atenção das pessoas para o diagnóstico precoce. “Quanto antes o câncer infantil for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, afirma o presidente. Qualquer pessoa pode participar, não é necessário inscrição. No Parque das Nações a entidade irá comercializar seus produtos personalizados como camiseta Guido, ecobag, caneca e travesseiro naninha.
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, que foi instituído pela Lei n° 11.650, de 4/4/2008, tem como objetivos estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer, difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer infantil e apoiar as crianças com câncer e seus familiares.
Casa Guido
A Casa Guido é uma entidade criada por voluntários com o objetivo de dar suporte às famílias que têm crianças com câncer. Além de ser um ponto de apoio durante o tratamento, fornecendo alimentação e espaço para banho e descanso, a Casa presta atendimento psicológico, assistencial e em outras áreas.
Localizada em Criciúma, próxima ao Hospital São José, a Casa Guido atende 69 crianças, de 26 municípios da região sul de SC. Sendo que a grande maioria das famílias assistidas é de fora de Criciúma. Mais informações através do telefone (48) 3045.6411.