Santa Catarina encerrou abril com a criação de 6.415 mil novos postos de trabalho, melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia, reforçam a recuperação da economia catarinense em 2019. No acumulado do ano, já são 49.914 contratações a mais do que demissões, dado que coloca Santa Catarina como a terceira força nacional na geração de empregos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
“O saldo desses quatro meses já supera o que foi gerado em todo o ano de 2018. Isso é um reflexo, também, dos esforços do Governo do Estado, no sentido do aprimoramento da gestão, com equilíbrio fiscal e segurança jurídica, por exemplo”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino. “A SDS também atua no sentido de fortalecer o ambiente de negócios, a confiança dos empresários, a atratividade de investimentos, com a finalidade gerar mais renda para os catarinenses”, acrescenta.
O resultado positivo de abril em Santa Catarina foi puxado pelo setor de serviços (saldo de 3.070), indústria de transformação (2.021) e construção civil (1.638). No acumulado do ano, apenas o comércio tem saldo negativo na geração de empregos. Todos os demais tiveram ganhos nas contratações com carteira assinada.