Concluir um curso superior não é tarefa fácil para maioria das pessoas e os motivos são inúmeros. Pela dedicação necessária aos estudos, pelo tempo que é preciso despender para tal, um fator fundamental é predominante para muitos acadêmicos: o financeiro.
Com objetivo de incentivar o maior número de moradores de Forquilhinha a cursar uma universidade, a Administração Municipal oferece o “Auxílio Educação do Ensino Superior”, uma quantia anual que serve para auxiliar os estudantes.
Para participar do processo, o candidato precisa preencher alguns pré-requisitos, tais como:
- Estar regularmente matriculado no Ensino Superior;
- Ser morador de Forquilhinha há pelo menos dois anos;
- Não ter reprovado em mais de duas disciplinas no semestre anterior ao pedido de auxílio;
- Retribuir o subsidio prestando serviços voluntários ao município, entre outros.
Conforme a secretária de Educação de Forquilhinha, Sônia Regina Silveira Gonçalves, o processo é renovado a cada novo semestre, no entanto a documentação completa é apresentada apenas no inicio do ano. Para a segunda metade do ano, a apresentação do comprovante de matrícula, em tese, habilita o beneficiário a continuar recebendo o auxílio.
Os valores disponibilizados são estabelecidos mediante avaliação de uma comissão que conta com representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Administração e Finanças, da Câmara de Vereadores, como também dos acadêmicos. O grupo dispõe da documentação fornecida pelos acadêmicos para fazer a análise.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas no Espaço Educacional “Caminhos do Saber”, nos fundos do Paço Municipal, nos dias 22 e 25 de março, das 8 às 16h. Nesta data é preciso apresentar toda a documentação exigida para participar do processo.
O edital completo, assim como o formulário de inscrição e anexos, estão disponíveis no site da Prefeitura de Forquilhinha.