FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alimentação

Saiba como interpretar rótulos e ingredientes para escolhas alimentares saudáveis

Rótulo

Devido as mudanças de comportamento, população busca nos rótulos, por alimentos menos processados e que prezam mais pela saudabilidade.

O primeiro movimento que se faz ao pegar um produto na mão, na ida ao supermercado, é a verificação dos ingredientes, a data de validade e as informações nutricionais. Este comportamento, que já era adotado por grande parte dos consumidores, ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia da Covid-19. Com as pessoas mais conscientes com a alimentação, a busca pela saudabilidade se tornou uma tendência. No entanto, esta mudança requer mais atenção e cuidado com o que se ingere, uma vez que as pessoas estão mais conscientes com sua alimentação e preocupadas com a saúde.

Seguindo essa tendência, as indústrias alimentícias têm inovado em produtos, substituído ou retirado ingredientes, para tornar a receita mais natural e trazer ingredientes de conhecimento público. A Fumacense Alimentos, seguindo as atualizações da legislação brasileira e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na resolução RDC (429/2020), ajustou as embalagens e as rotulagens dos produtos de todas as suas marcas, incluindo a RisoVita.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Coopera
Credisol

Uma pesquisa realizada em 2020 pela Universidade Federal da Paraíba, revelou que 69% dos entrevistados leem os rótulos e verificam a data de vencimento dos alimentos. Deste público, 70% conhecem os termos técnicos, mas não sabem o que significam. Pensando nestes casos e seguindo a legislação, a RisoVita facilitou o entendimento dos termos técnicos nas embalagens.

Como interpretar os rótulos?

Seguindo a nova legislação do país, as informações nutricionais precisam conter uma coluna de 100 gramas ou de 100 mL, que especificam o alimento pronto para consumo. Enquanto a coluna da porção, independentemente do valor sugerido pela empresa, é a relação do produto cru, ou seja, sem o preparo manual e sem a colocação de outro item. Além disso, os ingredientes que são citados na embalagem seguem em ordem de proporção, da maior quantidade para a menor.

No exemplo das rotulagens da RisoVita, sempre haverá o valor do alimento pronto para beber ou consumir, e a porção dos gramas ou mLs para duas colheres de chá. “Essas informações chegam mais detalhas e estruturadas para melhorar as opções de escolha do consumidor, e assim, ele pode decidir o que é bom para sua saúde”, afirma a gerente industrial da Fumacense Alimentos, Lilian Tiscoski.

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, todos os alimentos são produzidos a partir dos grãos do cereal. Devido à crescente procura por uma alimentação cada vez mais acessível e inclusiva, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje possui bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas, misturas para pães e bolos tradicionais e sem açúcar, e uma linha orgânica.

Redação – Monique Amboni


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 04

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo