No Encontro Internacional de Sindicalistas do Ramo da Alimentação, que ocorreu na cidade Omaha – Nebraska/EUA na última semana ficou definido a realização do Congresso Mundial do setor da Alimentação, provavelmente no Brasil, entre a segunda quinzena de outubro e a primeira de novembro deste ano.
Segundo o presidente do Sindicato da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr), Célio Elias, membro da comitiva brasileira no encontro e membro da organização do congresso mundial representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (Contac-CUT), o evento terá como objetivo principal debater a situação dos trabalhadores que atuam no abate de animais e no processamento da carne animal para o consumo humano.
“Foi constatado em Omaha que os problemas são os mesmos, em qualquer parte do mundo”, pontuou. Além da Contac-CUT, outras duas entidades estarão na organização: União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e a União do Trabalhadores da Alimentação Comercial – EUA (UFCW). Nos Estados Unidos, o sindicalistas visitou a JBS – Swift de abate bovino na Cidade de Gran Sland e integrou discussão sobre a expansão das empresas no ramo da alimentação no mundo e suas consequências para os trabalhadores nas condições de trabalho. Cerca de 250 sindicalistas toda parte do mundo participaram do encontro.