FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Mais de 85% dos estudantes catarinenses tem desempenho adequado

escola

Informação consta no relatório da Avaliação Nacional da Alfabetização.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta quinta-feira, 17, o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A avaliação é realizada com estudantes do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas e mede os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. A prova foi aplicada em 2014.

“Santa Catarina é um estado que, novamente nesta avaliação, mantém um desempenho muito bom em todas as provas. É um grande exemplo para o Brasil mesmo não sendo o Estado mais rico do país,” comentou o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, durante apresentação dos resultados do ANA em Brasília.

Credisol
Maderonchi
Coopera
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Santa Catarina foi destaque nacional na avaliação. Na rede estadual, a Escrita teve 83,83% dos alunos atingindo ou extrapolando os objetivos de aprendizagem esperados ao final de um terceiro ano. “O índice revela que essas crianças produzem textos narrativos, a partir de uma situação dada, atendendo adequadamente ao uso de elementos da textualidade, evidenciando o atendimento à norma padrão da língua”, explica a diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Marilene Pacheco.

Na Leitura, os índices apresentam que 87,78% das crianças alcançaram ou extrapolaram os objetivos de aprendizagem esperados ao final do terceiro ano, ou seja, identificam a finalidade de textos como convite, cartaz, receita e bilhete, localizam informação explícita em textos curtos (com até cinco linhas) e em gêneros como piada, poema, história em quadrinhos, texto informativo e narrativo.

Com os números 86,67% dos nossos alunos excederam ou atingiram nível satisfatório de entendimento dos conceitos matemáticos esperados. “Isso significa que os alunos conseguem completar sequências numéricas crescentes e decrescentes de números naturais não consecutivos, reconhecer frequências iguais em gráfico de colunas, resolver problema de subtração com números naturais de até dois algarismos e de divisão com ideia de repartir”, afirma Marilene.

De acordo com a diretora, o bom desempenho se deve a vários fatos, entre eles os projetos desenvolvidos nas escolas estaduais. “O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) são fundamentais neste processo. A nossa forma de avaliação que é descritiva e a formação continuada dos professores também contribuíram. Com o resultado da avaliação vamos analisar nossas práticas e definir novas políticas para conquistarmos o êxito de todos os alunos”, destaca Marilene.

Em 2015, o PNAIC conta com 86 orientadores de estudos trabalhando com 1.793 professores alfabetizadores e atende cerca de 50 mil alunos. Em 2014, o PENOA contribuiu com a aprendizagem de 4.600 alunos do 3º ano. Ambos têm como objetivo trabalhar com os processos de leitura, produção textual oral e escrita e de cálculo.

Francine Ferreira – Edinéia Rauta


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 01

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo