O Grupo Regional de Ações Coordenadas (GRAC) de Criciúma, em parceria com Equipe Multi-Institucional, lançou nesta sexta-feira, 03, a campanha SOS Rio Grande do Sul. A arrecadação de donativos como cobertores, água e produtos de limpeza e higiene pessoal é essencial para fornecer suporte às comunidades afetadas e ajudar a aliviar os impactos da tragédia no estado gaúcho.
Com a campanha, foram elencados diversos pontos de coleta de doações, como: Criciúma E.C., SR. Mampituba, Rádio Eldorado, Arena Beach Tenis, sede da AMREC, Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil Regional, Hospital São José, Polícia Ambiental, SATC, Criciúma Shopping, Clube 9mm, Clube Alberto Scheidt, OAB Subseção Criciúma, CDL e nos municípios que estiverem engajados na mobilização, como Forquilhinha, que está recebendo donativos na Câmara de Vereadores e no Paço Municipal.
O coordenador da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, reforçou que a campanha levará em conta um detalhe fundamental: a garantia de que o que é mais útil e prioritário chegará nos locais afetados com segurança e agilidade, para auxiliar quem realmente precisa.
“Vamos organizar um ponto de triagem da campanha, com a participação de voluntários, e realizar a separação dos kits para serem encaminhados ao Rio Grande do Sul. Também contamos com algumas empresas que irão disponibilizar o transporte das doações”, completa Fernandes.
Alertas de monitoramento
Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, há uma semana, começaram a ser emitidas as primeiras comunicações do serviço de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, ressaltando a possibilidade de um volume grande de chuvas. “Iniciamos o contato com as defesas civis municipais e também com o GRAC no nível estadual. Sabíamos que aqui em Santa Catarina o maior impacto seria mesmo nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, do Oeste até aqui a região do extremo sul catarinense”, explica.