A elaboração e revisão do plano foi pauta de audiência pública na Câmara de Vereadores.
O município de Forquilhinha deu mais um passo significativo na sua trajetória de compromisso com o bem-estar das crianças. O Plano Municipal para a Primeira Infância, ainda em fase de elaboração, foi apresentado nesta quarta-feira, dia 24, durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores.
A audiência realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Comitê Municipal da Primeira Infância, contou com a participação de diversos setores da sociedade. Além de conhecer as diretrizes do plano, outras sugestões foram apresentadas pelo público para contribuir no atendimento à primeira infância.
“Forquilhinha possui protagonismo nas discussões da primeira infância. O Seminário Nacional e Internacional, por exemplo, é uma grande experiência, algo que toca e transforma a gente. O plano municipal está inserido neste contexto ressaltando as prioridades no atendimento e direitos das crianças de 0 a 6 anos”, declara a assessora técnica e voluntária do Comitê da Primeira Infância, Cida Freire.
A representante do Comitê da Primeira Infância, Sheila Teixeira, fez um resumo das etapas de elaboração do plano. “Precisamos ver as crianças quando olhar para este plano, saber o que está acontecendo com elas, como elas estão e o que elas necessitam. Precisamos ser referência na ação, não só no discurso”, comenta.
O coordenador da Frente Parlamentar da Primeira Infância na Alesc, Marcos José de Abreu, o Marquito, parabenizou Forquilhinha pela iniciativa. “Zilda Arns é referência na primeira infância e traz para a gente muita responsabilidade. Que a elaboração desse plano possa refletir uma cidade boa para as crianças e, consequentemente, boa para todo mundo”, disse.
“A política para a primeira infância já vem sendo discutida há uns bons anos em Forquilhinha, e esse plano tem sido construído a muitas mãos. Ele se desenha desde 2013, quando foi criado o Prêmio Medalha Zilda Arns. Queremos tornar o município referência à primeira infância atendendo a necessidade das crianças”, destaca a presidente do CMDCA e do Comitê da Primeira Infância, Lilian Arns.
A presidente da CCJ, Marilda Casagrande, informou que as sugestões apresentadas na audiência vão para consulta popular, antes de tramitar na Câmara de Vereadores. E sugeriu a criação de uma comissão de vereadores para acompanhar os encaminhamentos. “Forquilhinha será um dos poucos municípios com o Plano Municipal para a Primeira Infância oficializado por lei e servirá de modelo e referência para outras cidades do Brasil”, conclui.