FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Secretaria de Estado da Saúde encaminha transplante de córneas no Sul

Dr. Joel e Acélio Casagrande com HRA sobre transplante de córneas 3

Com o Banco de Olhos da Região Sul funcionando em Criciúma desde o dia 20 de julho, anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) encaminha agora o processo para que a região tenha também o serviço de transplante de córneas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na manhã desta sexta-feira, 16 de novembro, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e o coordenador da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), Joel de Andrade, estiveram em reuniões com representantes dos hospitais Regional de Araranguá (HRA) e São José (HSJ), de Criciúma.

Ficou definido que serão instalados dois ambulatórios públicos para recepção dos pacientes que necessitam de transplante: um na Policlínica de Araranguá e outro na Policlínica Municipal de Criciúma (PAM).

Coopera
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Contape

“O Hospital Regional de Araranguá vai iniciar agora os trâmites para começar a fazer transplante de córnea. Tudo isso faz parte da nossa política de Regionalização da Saúde, incentivada pelo governador Eduardo Pinho Moreira e que visa levar diferentes especialidades médicas para todas as regiões do Estado, mais perto das pessoas. Hoje o transplante pelo SUS ainda é feito em Florianópolis, apesar de já termos a captação e preservação de córneas doadas no Sul. O objetivo é que o paciente passe por todas as etapas na sua própria região”, ressalta o secretário Acélio Casagrande.

No dia 5 de novembro a SC Transplantes realizou a segunda Capacitação sobre Processo de Doação e Transplante de Tecido Ocular no Sul, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma. “Profissionais dos hospitais da região foram convidados para que mais deles sejam capacitados a conversar com os familiares dos doadores e a realizarem o processo de captação das córneas. Os hospitais São José, de Criciúma; Regional de Araranguá e o de Tubarão já fazem bastante isso. Os hospitais de menor porte passarão a contar com a ajuda destes para treinamento dos enfermeiros”, explica Dr. Joel de Andrade.

Transplante renal no São José

Outro transplante bastante esperado para o Sul é o de rins e o Hospital São José, de Criciúma, já se colocou à disposição para realizar. Para isso, hospital e Secretaria de Estado da Saúde irão buscar a reativação ainda neste ano de portaria do Ministério da Saúde que autoriza o São José a fazer o procedimento.

Atualmente as pessoas que necessitam de transplante de rim pelo SUS no Sul precisam se deslocar para Blumenau.

Francine Ferreira – Bruna Tomé Borges


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo