FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Sindicato da Alimentação será homenageado nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa

sindicato

A Assembleia Legislativa, atendendo proposição do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), realiza nesta segunda-feira (31) sessão solene em homenagem aos 26 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr). O objetivo é destacar as lutas históricas da entidade em defesa dos direitos dos trabalhadores do setor da alimentação no sul do estado.

Participam da solenidade o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-Cut), Siderlei de Oliveira, o Procurador do Trabalho, Sandro Sardá e demais convidados que serão homenageados.

“As lutas do Sintiacr se inscrevem nas lutas pelo direito de organização e reorganização sindical. A gestão do presidente Célio Elias tem sido marcada pelo dinamismo e, sobretudo, pela defesa intransigente da saúde dos trabalhadores”, pontua o deputado Rodrigo Minotto.

Coopera
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

As lutas pela criação do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) começam em 1987 em Criciúma sob a liderança de Joel Correa, Laércio Silva, Newton Lourenço Junior e tantos outros. Finalmente no dia 24 de abril de 1988, na sede do Ideal Esporte Clube, em Forquilhinha, foi fundada a Associação que no dia 19 de agosto de 1989, à luz da nova Constituição Brasileira, se transforma em sindicato tendo como presidente Arlindo Buss.

Em 1999 assume a presidência Célio Elias. A entidade abrange cerca de sete mil trabalhadores e quatro mil associados distribuídos em 27 municípios – de Passo de Torres a Jaguaruna. Uma das maiores conquistas da categoria foi a Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR36), assinada em abril de 2013 pelo Ministro Manoel Dias, com a articulação do então chefe de gabinete Rodrigo Minotto.

“Ela define novas regras para a melhoria das condições de trabalho nas empresas do setor de alimentação, diminuindo doenças ocupacionais especialmente nos frigoríficos, a intensidade e o ritmo da jornada de trabalho, ampliando as pausas e exigindo mudanças ergonômicas nos ambientes de trabalho”, explica o presidente do Sintiacr, Célio Elias.

O modelo inovador e justo contempla um segmento que contribui pesadamente para o desenvolvimento econômico do país e vem sendo adotado por outros países produtores de alimentos mundo afora. A NR36 representa um conjunto de medidas protetivas de saúde e seguridade que vão desde a fixação de velocidade dos equipamentos da linha de produção até câmaras frigoríficas e esteiras.

João Manoel Neto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo