Vagas serão garantidas para todos os moradores da cidade.
O anúncio da Prefeitura de Criciúma, de que não vai rematricular os alunos residentes em municípios vizinhos em suas escolas, causou polêmica nos últimos dias. Em meio ao impasse, a Secretaria de Educação de Forquilhinha emitiu um comunicado tranquilizando os pais e reforçando a afirmação de que tem condições de atender todas as crianças do município.
Atualmente, em torno de 3,2 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino. Em três das unidades é oferecido o atendimento em tempo integral e, antes mesmo desse fato novo, Forquilhinha já estava se organizando para oferecer um número maior de vagas em tempo integral para 2019.
Tanto que está em fase de conclusão um novo Centro de Educação Infantil no Bairro Santa Cruz, com capacidade para assistir 120 crianças de zero a 3 anos durante todo o dia. Além disso, o atendimento no CEI Sossego da Mamãe vai passar a oferecer 125 vagas na etapa pré-escola também em tempo integral.
Ensino de qualidade como prioridade
De acordo com a Secretaria de Educação de Forquilhinha, oferecer ensino de qualidade sempre foi prioridade. Tanto que no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) o município alcançou a melhor nota da Região Carbonífera, no principal indicador de qualidade da educação do Brasil.
“Nossas escolas e o corpo docente estão preparados para receber os alunos com tudo que há de melhor. Excelente infraestrutura e metodologias de ensino inovadoras, desenvolvidas por professores qualificados que participam constantemente de formação continuada”, destaca a secretária de Educação, Sônia Regina Silveira Gonçalves.
A secretária ainda argumenta que, em Forquilhinha, se busca matricular os estudantes na escola mais próxima de sua casa, visando facilitar a ida e vinda dos alunos à unidade de ensino.
“Nossas escolas possuem uma ótima estrutura, com salas climatizadas e equipadas com projetores. Implantamos nesse ano a robótica, um projeto inovador que insere as crianças com qualidade no mundo tecnológico; temos projetos extracurriculares de música e dança e oferecemos um alimentação balanceada”, completa o prefeito Dimas Kammer.
O período de matriculas nas escolas municipais vai de 19 à 23 de novembro. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de ensino ou na Secretaria de Educação, por meio do contato (48) 3463-8136.