FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

A importância da mamografia vai além do Outubro Rosa

Outubro Rosa importância da mamografia 1

Desde o início do ano, Criciúma já realizou 4.695 mamografias e 8.143 preventivos até agora.

O mês é rosa, mas o cuidado com a saúde e a prevenção contra o câncer de mama deve ser durante todo ano. Em Criciúma, a Secretaria de Saúde disponibiliza a mamografia com livre demanda todos os meses, a mulher pode requisitar o exame quantas vezes for necessário. Em 2017 foram 7.666 mamografias no município e esse ano o número já chegou a 4.695 exames.

O primeiro passo é o conhecimento do próprio corpo com o autoexame. Segundo a enfermeira da Unidade de Referência de Saúde da Mulher, Cecília Marly Spiazzi dos Santos, a mulher deve se tocar e se conhecer, caso sinta algo diferente deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider
Coopera

A enfermeira explica que existem dois tipos de mamografias: a mamografia de rastreamento, para mulheres entre 50 a 69 anos, sendo essa a faixa etária com maior incidência de câncer de mama. Para quem atende a esse requisito, o pedido pode ser feito pelos próprios enfermeiros, sem necessidade de marcar uma consulta. “Outro tipo é a mamografia diagnóstica que só pode ser feita por meio da consulta médica e inclui as mulheres que não se enquadram na faixa etária”, explica.

O exame é marcado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da residência, levando o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados dos exames são encaminhados para as unidades e dependendo do resultado a mulher é encaminha ao médico. No ano passado Criciúma ficou acima do indicador nacional e atingiu 0,49% de mamografias realizadas, superando o índice nacional de 0,33% do país.

Mesmo sendo uma doença que se manifesta por diversos motivos, a enfermeira conta que a amamentação, prática de exercícios e manter o peso ideal contribuem para a prevenção do câncer de mama.

Segundo a secretária de Saúde, Francielle Gava, a vacina do Vírus do Papiloma Humano (HPV) também é importante para prevenção do câncer do colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. “As vacinas estão disponíveis pelo SUS. As meninas recebem com idade entre nove e 14 anos e os meninos entre 11 e 14 anos”, comenta a secretária. A imunização é aplicada em duas doses com intervalo de seis meses.

Preventivo

Os preventivos estão disponíveis nos 48 postos de Criciúma. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 24 e 65 anos façam o exame. Para fazer o preventivo a mulher não pode estar menstruada ou não ter tido relações sexuais 48 horas antes. O município, com 0,49%, também ultrapassa o indicador nacional na realização de preventivos, que é de 0,37%.

Em 2017 foram 10.655 exames de preventivos. Neste ano já foram realizados 8.143, sendo que 78,35% da população está na faixa etária recomendada pelo Ministério, entre 24 e 65 anos.

A campanha do Outubro Rosa de Criciúma terá o Dia ‘D’, realizado no sábado (20), quando todas as unidades do município estarão de portas abertas das 13h às 17h para fazer o exame.

Direitos garantidos em lei

Pessoas com câncer têm direitos garantidos em lei pelo Governo Federal. Entre elas, acesso aos medicamentos de alto custo para o tratamento de câncer gratuitamente, saque do FGTS e Pis Pasep quando desejar, Isenção do Imposto de Renda, amparo assistencial e direito ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em que o paciente recebe transporte para tratamentos em outras cidades ou estados.

Já no caso do câncer de mama, as mulheres têm o direito à reconstrução mamária. A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer garante o atendimento do paciente com câncer, por meio da Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), conforme a Portaria nº 874/GM.

Francine Ferreira – Ana de Mattia


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo