Algumas pessoas ficam curiosas só de ver a palavra e-commerce ou mesmo o termo loja virtual. Mesmo em tempos modernos ainda é comum vermos pessoas que não conhecem o mercado de vendas online.
Apesar de existir pessoas que não pensam em vendas online, a maioria está se dando bem com a ajuda da internet. De fato, quem tem um e-commerce pode dominar o mercado e vender diversos produtos.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), calculou que em 2017 o faturamento de vendas online feitas no Brasil foi cerca de R$ 59,9 bilhões de reais com uma estimativa de 200 milhões de pacotes postados.
Para os próximos anos a ABComm supõe que o mercado de ecommerce fature R$ 69 bilhões de reais e que as lojas virtuais entreguem mais de 230 milhões de encomendas.
Com a crescente dos números é praticamente inegável afirmar que ter uma loja virtual é, de fato, um negócio lucrativo. Mas o que é preciso saber antes de entrar ampliar sua loja física para o e-commerce?
Curiosidades sobre o e-commerce
Certamente, quem deseja conhecer o mercado de vendas na internet através de lojas virtuais e e-commerce fica surpreso com algumas curiosidades.
E-Bay
O primeiro produto anunciado no E-bay, em 1995, foi uma caneta laser quebrada. O programador Pierre Omydiar fez um código experimental ao que seria uma espécie de loja virtual, e para testar sua ideia, anunciou sua própria caneta laser quebrada.
O item foi vendido por cerca de quinze dólares. Podemos afirmar que este é, sem dúvida, um case de sucesso, já que, mesmo o produto sendo danificado não foi devolvido ou reembolsado, e a empresa ainda é excelência em vendas pela internet até hoje.
Quando o Google nasceu, nos anos 90, o objetivo original da gigante era acabar com o spam dos próprios anunciantes. O Google veio para tentar democratizar todo o processo e tornar o conteúdo prevalecer sobre todo o resto.
O Google se tornou o maior mecanismo de pesquisa do mundo e continua crescendo. Existem diversas ferramentas que a empresa oferece aos seus usuários.
O Google Adwords é uma iniciativa um tanto curiosa, pois, através de um site o usuário pode fazer publicidade e propaganda online. Com um meio de pagamento por clique é possível vender muito através de lojas online, utilizando o Adwords.
Amazon
A maior loja virtual do mundo, a Amazon, só começou a arrecadar lucros oito anos após seu início. Apesar de ter começado a vender em 1995, a empresa só começou a lucrar mesmo em 2003, quando teve um lucro médio de 5 milhões de dólares.
O primeiro livro vendido na Amazon foi Fluid Concepts And Creatives Analogies de Douglas R. Hofstadter, que ainda é vendido na plataforma Hoje a Amazon é de longe a maior loja online existente no mundo.
Groupon
O famoso modelo de compras coletivas nasceu na China. Grupos de consumidores se reuniam em lojas físicas a fim de negociar descontos para compras em grandes volumes. A ideia ganhou força e foi parar na internet e, em 2008, surgiu o maior site de compras coletivas, o Groupon.
Ainda em seu momento de glória, em 2010, o Groupon recusou uma oferta de compra de 6 bilhões de dólares feita pela gigante Google. O valor de mercado da empresa, hoje está na casa dos 4 bilhões de dólares.
Não há duvidas que o mercado de vendas online cresceu e cresce com a ajuda dessas empresas. No entanto, todo esse resultado não é fácil de ser alcançado, mas vale a pena para quem deseja trabalhar na internet.
Blockbuster
No início dos anos 2000, surgiu uma pequena start up chamada Netflix. No entanto, naquela época, a Blockbuster ainda era forte no negócio de videoclube e não acreditavm que um modelo modesto de pagamento mensal.
Algo que permitisse alugar qualquer filme que você queria contra outro que fosse forçado a pagar uma vez para cada filme, fosse ser superado. Então, eles deixaram a oportunidade escapar.
Antes de afundarem em 2010, a Blockbuster tentou entrar no mundo do e-commerce usando o mesmo método de pagamento por assinatura (muito popular hoje em dia).
Em 2006 eles conseguiram exceder seus objetivos, e alcançaram a marca de 2 milhões de assinantes em apenas alguns meses.
No ano seguinte, a Blockbuster registrou uma perda de meio milhão de assinaturas, um evento que começou no mercado digital e, em apenas alguns anos, a empresa deixou de existir.
Grande parte da população já fez alguma compra em algum tipo de e-commerce. As razões para se procurar uma loja virtual são as mais variadas, desde a facilidade em pesquisar preços, até na comodidade de entrega e economia de tempo.
No Brasil há diversas empresas atuando neste mercado, desde pequenos empresários, até grandes empresas que investem pesado em seus e-commerce para atrair e fidelizar cada vez mais clientes em suas plataformas.
Conclusão
Nos últimos anos, os conceitos de realidade virtual e interação com o mundo real são cada vez mais comuns, graças, especialmente, ao salto do comércio eletrônico para dispositivos móveis e, especialmente nos últimos anos, com a convergência entre as lojas tradicionais e as lojas virtuais.
Embora as possibilidades de e-commerce sejam infinitas, ainda há muito a ser feito nessa área. Esse tipo de mercado nos fornece ferramentas para alcançar uma experiência de compra fora do comum, permitindo que nossos usuários comprem a qualquer hora, de qualquer lugar, e motivados por qualquer impulso.
No entanto, eles ainda são novos demais e as pessoas precisam se acostumar com o fato de estar com o telefone apontando para todos os lados enquanto caminham pela rua.
A tecnologia existe e, embora as compras on-line não estejam mais somente associadas a sentar-se diante de um computador e navegar pela Internet, a sociedade, em geral, está acostumada a interações através de seus smartphones.
As pessoas pesquisam, comparam, tiram fotos, acessam websites, baixam aplicativos, mas todas as tentativas nesse sentido de realidade aumentada não têm sido muito frutíferas.
E você, se recorda quando foi sua última compra online?