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ANEEL confere à Coopera conceito máximo em análise de desempenho

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A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) recebeu neste mês, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a nota máxima na avaliação de desempenho realizada entre as cooperativas permissionárias de serviço público de distribuição de energia do Brasil. A intenção da  pesquisa foi analisar o desempenho  de 24  cooperativas com o objetivo de fornecer insumos para a decisão sobre o aditamento de prazos de seus contratos de permissão de 20 anos para 30 anos.

A Coopera foi a única a ser classificada com o conceito máximo nesta avaliação pela ANEEL. Para o presidente, Walmir Rampinelli, esse resultado é fruto de um trabalho de gestão focado na qualidade e no bom atendimento aos associados e consumidores. “Estamos trabalhando para que o contrato de permissão seja ampliado para 30 anos, garantindo assim a continuidade dos serviços oferecidos pela cooperativa”, explica.

 De acordo com o coordenador de Regulamentação, Fábio Silvano, a ANEEL realizou uma análise técnica a respeitodas permissionárias com o propósito de embasar a decisão relativa à prorrogação de contratos. ”Para nossa surpresa a Coopera conseguiu a nota máxima na classificação, o que nos deixou muito otimistas”, comentou.

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O estudo, segundo Silvano,  baseou-se essencialmente na análise da qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras em diferentes aspectos. Dessa forma, foram avaliados, para cada permissionária, os seguintes indicadores: Desempenho Global de Continuidade (DGC), que mede o quanto a energia chega aos consumidores sem interrupções;  Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), que é  a pesquisa realizada anualmente pela ANEEL para medir a satisfação dos consumidores em relação aos serviços prestados por cada distribuidora e, ainda, as tarifas de energia aplicadas por cada uma delas.

“Primeiramente, foi realizada uma comparação desses indicadores para cada permissionária com a média geral de todas as permissionárias. Em seguida, acrescentou-se à análise a evolução desses indicadores entre os anos de 2015 e 2017”, explica Silvano.

Também pretendeu-se avaliar se as permissionárias estão prestando um serviço de qualidade equivalente ou superior àquele prestado pela(s) concessionária(s) adjacente(s) à área de permissão. Nesse sentido, cada uma delas teve as medidas comparadas com as mesmas de cada concessionária adjacente.

Francine Ferreira – Débora Cândido


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