No início desta semana, cada membro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (ACAFOR) recebeu um kit com duas camisetas de uniforme, que auxiliam na identificação e proporcionam maior conforto para o trabalho do dia a dia. A iniciativa por possibilitada por meio do Termo de Fomento firmado com a Asministração Municipal, em que a associação recebe mensalmente um determinado valor para manutenção e custeio de despesas com alimentação, produtos de limpeza, entre outros.
Em Forquilhinha, a ACAFOR desempenha um papel fundamental na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, uma vez que atua na triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis.
Esse fator, por sua vez, contribuiu de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem. No momento a associação conta com 15 associados, que realizam o trabalho de classificação e triagem dos materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro, isopor e metal.
A ACAFOR desenvolve ainda, em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha (FUNDAF) um projeto de educação ambiental, oportunizando às escolas, entidades e população, visitas ao Centro de Triagem. Na oportunidade, os visitantes recebem orientações sobre reciclagem e coleta seletiva, e conhecem o sistema de triagem e comercialização dos materiais recicláveis.