Ação faz parte de um movimento nacional que busca conter a proliferação da doença.
A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, até a próxima sexta-feira, 3, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.
No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.
A Unesc oferece o teste rápido regularmente durante o ano.
Cuide-se
As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.
A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.
Atendimentos gratuitos
Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.