Atento à campanha Juntos pelo Trânsito Seguro, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, fez um alerta aos motoristas nesta segunda-feira: não compartilhem a localização das blitze que estejam ocorrendo na sua região. As barreiras policiais são um arma fundamental para o combate à criminalidade, como forma de localizar veículos roubados, pessoas procuradas pela Justiça, armas e drogas.
“Mas é claro que também temos uma outra questão muito importante, que é a preservação da vida. Por isso, a fiscalização de condutores embriagados, não habilitados ou que estejam em veículos sem condições de circular também é uma prioridade, pois ajuda a garantir a segurança do trânsito”, diz Araújo Gomes.
Fiscalização
Ainda segundo o coronel, é justamente por causa desse contexto que os cidadãos devem evitar compartilhar onde estão sendo realizadas as blitze. “Quando você avisa que está havendo uma fiscalização, utilizando as redes sociais ou até mesmo no contato pessoal, na verdade você está jogando contra a sua própria segurança. É óbvio que há pessoas que se aproveitam dessas situações para desviar dos nossos controles com veículos roubados, sendo procuradas pela Justiça ou até mesmo reféns em seus próprios veículos”, reforça.
Araújo Gomes lembra ainda que, em muitos casos, as pessoas compartilham essas informações acreditando não estarem fazendo mal algum, mas que mesmo assim esses dados podem cair nas mãos das pessoas erradas. “Além disso, você está dando um péssimo exemplo a seus familiares, vizinhos, amigos, mostrando que colabora em ações para burlar algo que é feito para o seu próprio bem. Ajudar a polícia nessas fiscalizações é algo que beneficia todos”, finaliza o comandante.