Planejar o uso correto dos recursos hídricos e garantir seu uso sustentável nos 10 municípios que compõem a Bacia do Rio Urussanga. Com este objetivo, foi lançado, em Urussanga, o Plano da Bacia Hidrográfica que contou com um investimento de R$ 1,2 milhão do Governo de Santa Catarina para a região.
O estudo é um instrumento de planejamento da gestão que busca mostrar os principais usos dos recursos hídricos e a disponibilidade para apontar, por meio de um balaço hídrico, as condições atuais e futuras de atendimento aos diversos usos da água. O intuito é estabelecer metas e indicadores para garantir o uso de forma correta deste recurso natural.
A solenidade, realizada na Sociedade Recreativa Urussanga, contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Adenilso Biasus, representando o governador de Santa Catarina, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma, João Fabris, a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, prefeitos dos 10 municípios inseridos na bacia hidrográfica, representantes de entidades, membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e comunidade.
“É de fundamental importância este estudo que representa o desenvolvimento econômico sustentável do nosso Estado e engloba também a questão ambiental e social. A correta gestão pública dos recursos hídricos reflete em todos os demais setores da economia catarinense e tem aplicação direta na vida das pessoas”, destaca o secretário da SDS, Adenilso Biasus.
Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, o Plano representa desenvolvimento. “Nós temos a esperança de que este Plano, de qualidade e com base em dados, traga o desenvolvimento com planejamento”, frisou.
Plano
O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga será elaborado em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com apoio financeiro e institucional da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS).
O coordenador da execução do Plano pela Unisul, Celso de Albuquerque Junior, apresentou os objetivos e as etapas do projeto.
“Vamos fazer um levantamento da disponibilidade e demanda para posteriormente elaborar o balanço com alternativas e ações. Um plano de recurso hídrico bem elaborado torna-se uma ferramenta de poder para a região da bacia, pois mostra a situação atual e aponta o que deve ser corrigido para garantir qualidade e quantidade de água a todos”, salientou.
As etapas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga consistem no envolvimento da sociedade no Plano, caracterização e diagnóstico da Bacia, cenários futuros das demandas hídricas, compatibilização de demandas e disponibilidades, e plano de ações.
Bacia Hidrográfica
A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange uma área de 679,16 quilômetros quadrados e está situada na região hidrográfica – RH 10, no Extremo Sul Catarinense. Dez municípios estão inseridos nesta bacia, totalizando mais de 118 mil habitantes de Urussanga, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Criciúma, Sangão, Içara, Jaguaruna e Balneário Rincão. Somente os municípios de Cocal do Sul e Morro da Fumaça estão com área total na bacia. Cabe ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos na área da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.