Visando reforçar a repressão e prevenção a crimes, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou em sua área de abrangência – Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso – a “Operação Ruas Seguras”. A ação foi idealizada pelo comando da 6ª Região de Polícia Militar e visou desenvolver ações simultâneas nos principais acessos rodoviários aos municípios e áreas de risco criminal, buscando flagrar tráfico e porte ilegal de armas e drogas, capturar foragidos da justiça e fortalecer, em barreiras, a fiscalização com foco na Lei Seca.
Em Forquilhinha, durante a operação, foram abordados 58 veículos e apreendidos dois deles, além de vistoriados dois bares. Cinco autos de infração de trânsito foram confeccionados, bem como duas Carteiras Nacional de habilitação (CNH) recolhidas e um Boletim de Ocorrência registrado.
No decorrer dos trabalhos também foram realizadas barreiras focando em abordagens de motocicletas, tendo em vista ser o meio de transporte mais utilizado para o cometimento de delitos; e ações de policiamento nas áreas comerciais e residências que apresentam indicadores de criminalidade, violência e desordem desfavoráveis, bem como nos terminais urbanos e rodoviário, proximidades dos estabelecimentos de ensino, parques e praças.