Os vereadores de Criciúma aprovaram por unanimidade nessa semana o projeto de lei PL 10/18 de autoria do vereador Dr. Allison Pires (PSDB) que inclui a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio no Calendário Oficial do Município de Eventos e Datas Comemorativas, passando a ser realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A finalidade é trazer reflexão e a conscientização sobre essa temática, objetivando dignificar a vida no planeta em relação ao aumento do índice de suicídios.
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, oitocentas mil pessoas cometem suicídio todos os anos. E para cada caso fatal há pelo menos outras vinte tentativas fracassadas. Os casos acontecem em quase todo país, mas a Região Sul do Brasil concentrou 23% dos suicídios, entre 2010 e 2017.
Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões sócio-demográficas, isolamento social; psicológico, perdas recentes, condições clínicas incapacitantes, dor crônica e neoplasias malignas.
A OMS publicou um relatório que mostra o Brasil entre os dez países com maior número de suicídio das Américas. Os dados divulgados ainda apontam que, aproximadamente, uma pessoa se mata por hora no país, sendo os jovens o grupo mais vulnerável. Ainda de acordo com a OMS, a taxa de suicídio no Brasil vem crescendo consideravelmente. Conforme o Ministério da Saúde, a média brasileira é de 5,8 mortes a cada 100 mil habitantes.
Santa Catarina é o segundo estado da federação que mais registra mortes por suicídio e o município de Criciúma é a cidade que mais registra ocorrências na região sul.
Relembre – A Câmara municipal de Criciúma realizou uma audiência pública com o objetivo de discutir sobre a inclusão, no Calendário Oficial do Município de Eventos e Datas Comemorativas a “Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio,” a realizar-se na semana que compreenda o dia 10 de Setembro, dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A Audiência Pública foi realizada dia 28 de Setembro de 2017, na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Após discussões com o público e as entidades ali representadas, ficou decidido que a denominação seria “Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”.
A Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio tem como diretrizes:
I — alertar a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, utilizando veículos de comunicação de grande acesso à população;
II — promover o encontro com especialistas na área para debater o assunto;
III — elaborar e distribuir cartilhas didáticas para órgãos públicos, capacitando servidores públicos para lidar com pessoas que tenham pensamentos suicidas.
Conforme a matéria, na Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio serão realizados debates, palestras, seminários, audiências públicas, esclarecimentos, propagandas publicitárias e distribuição de folhetos informativos e explicativos.