Sessão especial ocorreu nesta segunda-feira na Universidade.
A trajetória da Unesc ao longo de seus 50 anos de vida – comemorados em 2018 – foi motivo de homenagem na noite desta segunda-feira, 16. Em sessão especial no Auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade, a Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) reconheceu a importância da Instituição para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais e cidadãos.
O evento, aberto ao público, contou com a presença de alunos, professores e funcionários da Instituição, além de pessoas que fizeram parte dos 50 anos da Universidade Comunitária da região e lideranças do cenário político e econômico.
A sessão especial foi proposta pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, com o apoio dos deputados Cleiton Salvaro e Valmir Comin. Durante o evento foram homenageadas pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade ao longo de seus 50 anos.
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou a todos que formam a comunidade acadêmica e enfatizou que a Instituição só chegou no patamar em que se encontra em função dos sonhos e trabalho de muitas pessoas. “Parece que foi ontem. O sonho de muitos e muitas se concretizou. Que a nossa Unesc continue comunitária e cada vez mais de todos e todas. Que ela avance e cumpra cada vez mais o proprósito de uma educação superior sem donos e sem amarras. Se tiver donos, que sejam todos nós. Que a Unesc sempre prime pela qualidade, seriedade e sustentabilidade. Somos uma universidade que não para de crescer. Uma universidade da diversidade e da pluralidade”, afirma Luciane. “Tudo pela Unesc, pela sociedade do sul catarinense, pelo ensino superior de qualidade, pela elevação da cidadania e pela dignidade das pessoas que aqui estão”, complementa.
O evento teve a presença da reitora e do vice-reitor da Unesc, Luciane Ceretta e Daniel Preve; do presidente do DCE Unesc, Alexandre Bristot; do doutor Ruy Hülse – que criou em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, a Fucri; do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro; do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Júlio Colombo; do promotor da Comarca de Criciúma, Diógenes Vieira Alves; dos deputados estaduais Rodrigo Minotto, Cleiton Salvaro, Valmir Comin, Ricardo Guidi, Ada de Luccae Luis Fernando Cardoso; do deputados federais Espiridião Amin e Jorge Boeira.
Reconhecimento estadual
Segundo Minotto, a Universidade forma profissionais com o comprometimento com a sociedade e produz conhecimento, gera pensamento crítico, articula saberes, forma cidadãos críticos, profissionais e lideranças intelectuais. “A Unesc aponta para novos horizontes, abre caminhos e contribui para o desenvolvimento de toda uma região”, destaca o deputado.
Para Comin, a Unesc tem papel importante no desenvolvimento. “Hoje a Unesc esbanja conhecimento não só para o Estado, mas para o imenso Brasil. Toda a bancada do Sul catarinense é cossignatária desta justa homenagem”.
O deputado Salvaro enfatiza que a Unesc é uma instituição importante para todo o Estado. “Todo o bem que aqui foi concebido foi espalhado. A Unesc é um celeiro de profissionais qualificados e comprometidos. O nome da nossa Unesc é respeitado não só aqui, mas no Brasil e no exterior”.
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, salientou, em sua fala, a importância da Unesc para a região, em especial Criciúma, e lembrou da coragem de Ruy Hülse ao criar, por Lei Municipal, a primeira Instituição de Ensino Superior comunitária da região. “Não podemos imaginar o desenvolvimento de Criciúma sem a Unesc. O doutor Ruy Hülse foi, na época, um homem visionário. Ele enxergou muito além”.
O ex-reitor da Unesc, Edson Rodrigues, falou em nome dos homenageados da sessão solene e lembrou que as pessoas da comunidade se sentem acolhidas pela Instituição. “Você chega nos Bairros e a Unesc está lá representada e atuante. Uma Universidade não se faz apenas com ensino. Se faz com amor e respeito. Chegamos muito além dos prognósticos pelo motivo de que respeitamos uns aos outros”.
Homenageados
- Ruy Hülse – Ex-Prefeito de Criciúma;
- Rodeval José Alves- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Alfredo José da Veiga Neto- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Robison Westphal- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Altaniro Furlaneto- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Antonio Milioli Filho- Ex-Diretor Presidente da Fucri e Ex-Reitor da Unesc;
- Aloisio Stupp- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Enio Coan- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Laênio José Ghisi- Ex-Diretor Presidente da Fucri;
- Walmir Antônio Orsi – In Memoriam;
- José Alfredo Beirão – In Memoriam;
- Altair Guidi – In Memoriam;
- Edson Carlos Rodrigues – Ex-Diretor Presidente da Fucri e Ex-Reitor da Unesc;
- Gildo Volpato – Ex-Diretor Presidente da Fucri e Ex-Reitor da Unesc;
- Alfredo José da Veiga Neto – Ex-Conselheiro Titular;
- Carlos Augusto Borba – Ex-Conselheiro Titular;
- Army Faisca – Ex-Conselheiro Titular;
- Benedito Narciso Rocha – In Memorian;
- Enedir Luiza Meller – Ex-Secretária dos Conselhos da Fucri/Unesc;
- Célia Rovere Canarin – Ex-Diretora da Faciecri;
- Joaquim Arantes de Bem – Ex-Diretor do Curso de Educação Física;
- Pedro Isau Conti – In Memoriam;
- Carla Cristina Casagrande Monteiro – Analista Administrativa;
- Valeria Treviso – Supervisora de EAD;
- Lorete Tasca Marcos – Analista Acadêmica;
- Janete Triches – Professora;
- Felipe Dal Pizzol – Professor;
- Edson Luiz da Silva – Professor;
- Giovana Fátima da Silva Soares – Assistente Administrativo;
- Sonia Goreti Santos da Conceição – Integrante da Equipe de Apoio;
- Amalhene Baesso Reddig – Professora;
- Carmen Furlanetto – Professora;
- Dalva De Luca Dias – Chefe de Gabinete do deputado estadual Rodrigo Minotto.
Dados da Unesc
- Melhor universidade não estatal de Santa Catarina segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2017;
- 18ª melhor instituição não estatal do Brasil;
- A Unesc está entre as 19 Instituições de Ensino Superior do Brasil a receber o selo de acreditação do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica);
- A Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 Instituições de Ensino Superior brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs (Programas de Pós-Graduação) na avaliação da Capes;
- Possui ainda o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) que realiza parcerias e presta serviços para municípios da região e empresas de diversos estados brasileiros;
- 13.000 alunos de graduação, especialização, metrados e doutorados;
- 1.500 funcionários;
- Mais de 1.000 pessoas que transitam diariamente entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade;
- 54 cursos de graduação;
- 48 cursos de especialização;
- Sete mestrados;
- Dois doutorados implantados e três em processo de implantação;
- Um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe;
- 70% do quadro de professores é formado por mestres e doutores;
- Mais de 200 projetos de extensão;
- Mais de 100 projetos de pesquisa;
- Mais de 60 grupos de pesquisa (A Unesc possui 25% dos grupos de pesquisa de todo o Sistema Acafe).
- Nos últimos 50 anos:
- 31.404 certificados de alunos de graduação;
- 763 certificados de alunos de mestrado;
- 97 certificados de alunos de doutorado;
- 5.530 certificados de alunos de especialização (pós lato sensu) (de 1999 à 2018).
Nasce a Universidade Comunitária da região
A Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.
Em 3 de junho de 1997, o CEE (Conselho Estadual da Educação) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), tendo a Fucri como sua mantenedora.
Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu a instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.