Superando expectativas, o já tradicional Mercado Solidário arrecadou 10,6 toneladas de doações no último sábado. A ação, que consiste em arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, aconteceu em oito supermercados da região e os produtos arrecadados foram doados à 14 instituições beneficentes de Criciúma.
Durante todo o dia, das 8h às 21h, voluntários ficaram nas entradas dos supermercados, fazendo panfletagem e solicitando aos clientes que incluíssem um produto na sua lista de compras. Na saída, estes clientes deixavam as doações com os mesmos voluntários, que posteriormente as encaminharam às instituições beneficiadas. Nesta edição, participaram o Angeloni Centenário, Bistek Centenário, Fort Atacadista, Giassi Centenário, Giassi Santa Bárbara, Lisandra, Manentti Rio Maina e MM Rosso Quarta Linha.
Ao mesmo tempo que voluntários recebiam as doações nas lojas, outros participantes recolhiam as mercadorias, fazendo a contagem e a separação no pátio interno do Colégio Michel, em Criciúma. Marina Cardoso participa como voluntária desde a primeira edição e afirma que desde o início o projeto foi movido pelo amor. “Há um envolvimento muito grande até que o dia da arrecadação aconteça. São dezenas de detalhes a serem preparados e pessoas envolvidas diretamente. A cada edição a expectativa aumenta e a alegria de ver essa ação se consolidando nos leva a buscar melhorar ainda mais para as próximas edições”, completa.
Assim como para André Vinício Bialeski, que participa há quatro anos e que, mesmo com todo o cansaço gerado, vê no resultado das arrecadações a superação para qualquer empecilho. “É um sentimento fantástico, porque as pessoas necessitam de ajuda e a gente se une em prol desta causa. É gratificante escutar das pessoas um ‘parabéns pela causa’. Isso motiva a gente, revigora”, pontua.
Entrega das doações
Após uma triagem e separação dos itens de forma igualitária, os produtos foram entregues ontem. Como reconhece Marina, o resultado depende principalmente de todos as pessoas que contribuem. “As 10 toneladas desse ano representam uma história de muito envolvimento e dedicação. Todas as pessoas que já participaram e ajudaram são também responsáveis pelo resultado que melhora a cada edição”, argumenta.
Foram beneficiadas nesta edição do Mercado Solidário: Apae de Criciúma, Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera, Casa Guido, Casa de Repouso Bom Jesus, Casa de Apoio Maria Tereza, Associação da Terceira Idade Rede Viva, Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer, Desafio Jovem Criciúma, Associação Beneficente Nossa Casa, Bairro da Juventude, Abadeus, Casa Lar Especial Valentes de Davi, Instituto Diomício Freitas e Asilo São Vicente de Paulo.