DA POLÍTICA
Cidadania
Falando em Câmara, na quarta-feira da próxima semana será lançada a segunda etapa do Programa Cidadania, com o projeto Parlamento Jovem. Neste ano, serão contemplados os estudantes do 6° ao 9° anos, além de todas as turmas do ensino médio. Ao todo, quatro estaduais e uma particular elegerão nove alunos do ensino fundamental e outros nove do ensino médio, como representantes do Parlamento. A iniciativa vai trabalhar a política e a importância da participação da sociedade nas decisões tomadas pelo Poder Legislativo, com encontros mensais até o fim do ano.
De volta
Retornou ontem ao posto na Câmara de Vereadores de Forquilhinha o presidente Maciel Da Soler. Ele havia se licenciado por 15 dias, proporcionando espaço para que o suplente Dinho Rampinelli assumisse a cadeira temporariamente. Enquanto isso, no período, Da Soler aproveitou a folga para cumprir uma agenda de compromissos por toda a região, visitando e prestigiando o trabalho de parlamentares emedebistas de diversos municípios.
Ética e Decoro Parlamentar
A Câmara de Vereadores de Forquilhinha passa a ter, a partir dessa semana, uma Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar, além das já existentes de Constituição e Justiça e de Finanças. A criação do mecanismo de fiscalização foi aprovada por unanimidade e – se utilizada de forma correta – servirá para organizar mais as sessões e evitar picuinhas e discussões desnecessárias em plenário, algo percebido com frequência em diversos encontros.
O projeto que viabilizou a criação dessa comissão foi de autoria dos vereadores Juliano Arns (PDT), Arlei Dondossola (PR), Érico D’Amorim (PSD) e Leandro Loch (PSDB). O grupo será composto por um vereador de cada partido com representação na Casa e vai se reunir sempre que necessário.
Isenção
A partir de agora, pessoas que tenham direito à isenção da taxa do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) poderão solicitar o benefício até a data de pagamento do boleto. O contribuinte que se encaixava nos pré-requisitos tinha até o dia 31 de dezembro do ano anterior para solicitar a isenção, mas com a mudança, passa a ter até a data do pagamento, em abril, para fazer o pedido. A alteração foi aprovada em uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores nessa semana e, quem já fez o pagamento e preenche os requisitos fixados em lei, pode procurar a prefeitura para solicitar a restituição do valor.
Farmácia Solidária
Lembrete importante reforçado pelo vereador Arlei Dondossola na sessão da Câmara dessa semana, com uma indicação, sugerindo que seja implantado o Programa Farmácia Solidária em Forquilhinha. A iniciativa seria realizada por meio da Secretaria de Saúde e visa evitar o desperdício, recolhendo medicamentos que não são mais utilizados e distribuindo gratuitamente a moradores carentes. O projeto já deu certo em diversas cidade da região e, caso implantado, seria com toda certeza, um ganho para Forquilhinha.
DA COMUNIDADE
Paliativo
A partir de hoje, as mais de 100 crianças de Forquilhinha que estão na fila de espera pela vacina pentavalente poderão ser imunizadas nas unidades de saúde. O município recebeu 144 doses nessa semana, que vieram do Ministério da Saúde e foram repassadas pelo Governo do Estado. Depois desse lote – que será praticamente todo gasto para atender a fila de espera – não há previsão de quando serão recebidas novas doses.
A pentavalente deve ser aplicada em três momentos: uma dose aos dois meses de vida da criança, outra aos quatro e a última aos seis. Ela imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.
Reforço bem-vindo
Depois da solenidade de formatura realizada na noite de ontem, o Corpo de Bombeiros de Forquilhinha passa a contar com mais 23 bombeiros comunitários, que irão auxiliar nas funções desempenhadas pela guarnição militar do município. Atualmente, de acordo com o subtenente Luiz Martinho Pires, que comanda os bombeiros de Forquilhinha, em média, outros 50 bombeiros comunitários contribuem com os trabalhos, tanto em ocorrências de incêndio, quanto em atendimentos pré-hospitalares.
Quase lá
Aos poucos, Forquilhinha já está entrando em clima de Páscoa, com a cidade sendo enfeitada com centenas de ovos pintados à mão pela comunidade. A Avenida 25 de Julho já está totalmente decorada e, a partir de hoje, os esforços da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo se concentram na Praça dos Imigrantes Alemães, onde será criada a Osterbaum oficial do município.
Peixe vivo
Falando nisso, a semana que antecede a Páscoa será das tradicionais Feiras do Peixe Vivo nas comunidades de Forquilhinha. Como forma de fortalecer a piscicultura e ainda proporcionar aos devotos o tão procurado alimento para a sexta-feira santa, diversos agricultores comercializarão tilápias em suas propriedades. Com isso, haverá feira nos Bairros Saturno, Santa Rosa, Sanga do Café, Morro Comprido, Linha Eyng e Santa Terezinha.
Assembleia Geral
A Coopera está convocando todos os seus mais de 22 mil associados para a Assembleia Geral Ordinária da cooperativa, que acontece na noite de hoje, no Auditório Alfredo Michels. A primeira chamada está marcada para 17h e a última acontece às 19h, momento de início da reunião. Em pauta, a eleição e posse do Conselho Fiscal; prestação de contas; destinação das sobras ou perdas apuradas em 2017; e o plano de metas para 2018, compreendendo investimentos no setor de cooperativismo, no sistema de distribuição de energia elétrica e em insumos para tecnologia da informação.
Sucesso!
Depois de já ter vencido na primeira etapa da Copa Grilo de Motocross, realizada nos últimos dias em Tubarão, o piloto forquilhinhense Olívio Gabriel, de 16 anos, se prepara para iniciar sua participação no Campeonato Brasileiro 2018, nesse fim de semana. A equipe já está no município de Cornélio Procópio, no Estado do Paraná, onde acontece a primeira etapa da competição nacional. Interessados em patrocinar o garoto prodígio podem entrar em contato com o pai do jovem, Claudino dos Santos, pelo telefone: (48) 99644-5440.
E você, como está contribuindo?
Na semana do Dia Mundial da Água, impossível não lembrar do Rio Mãe Luzia e de sua batalha eterna em busca da despoluição. O Fórum Permanente, que encabeça essa iniciativa, segue trabalhando, mas essa é uma luta que não depende somente de meia dúzia de pessoas que tem como meta ver a vida novamente nessas águas. Recursos precisam ser obtidos! A comunidade precisa estar engajada! Lideranças políticas, por favor! Deem mais atenção – e suas contribuições e força de mobilização – para tentar trazer de volta à vida a esse rio. Que tipo de herança queremos deixar para as próximas gerações?