Wilciney Villan – CRA-SC 26.947
Mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador e professor universitário
Sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business
Nos cursos superiores de administração é constante o tema Plano de Ação. Todavia é um tema abordado sem muita profundidade dado a aparente facilidade para compô-lo.
Não é bem assim. Para desenvolver um plano de ação é preciso de método e o método Indicador, Meta, Disciplina vai na causa dos planos de ação e traz resultados às organizações.
Primeiramente estipula-se um indicador. Pode ser faturamento, custos, acidentes de trabalho, redução dos custos com energia, preços, entre outros que a empresa julgar importante e necessário.
Com indicadores fixados se estabelece as lacunas. Uma lacuna é a diferença entre um resultado atual um resultado desejável. Por exemplo, no caso do faturamento, se atualmente é de R$ 90.000,00, mas a intenção (a meta) é alcançar R$120.000,00, então há uma lacuna de R$30.000,00.
É importante que a meta seja clara, objetiva e com prazo determinado. Logo a descrição de nossa meta pode ser: Alcançar R$120.000,00 até o dia 31 de dezembro do ano X.
Não menos importante, é observar que a lacuna (R$30.000,00) é o esforço que a organização deve empreender. Ou seja, o esforço da organização é aumentar o faturamento em 25% em um ano. Estes 25% devem ser desdobrados para todos os níveis da organização, até o nível individual.
Com o indicador conhecido, a lacuna encontrada e a meta estabelecida, no nosso exemplo de R$120.000,00, desenvolvem-se os planos de ação. Neste momento o foco é encontrar a causa dos problemas que proporcionaram conhecer a lacuna e então escrever o plano de ação. Mais especificamente, o plano deve descrever o que será feito, detalhadamente, para alcançar a meta.
O sucesso do plano de ação dependerá da profundidade das análises das causas dos problemas.
Para concluir o método, a disciplina é o elemento faltante. Não adianta elaborar planos de ação que somente as gavetas vão conhecer. É preciso disciplina para colocá-lo em prática, reestrutura-lo, refazê-lo, ajustar e checar sempre que necessário.
Com um método é possível levar a organização à novos patamares. Basta confiar no método e cumprir seu ciclo.