Nessa semana, foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho de Políticas Culturais de Forquilhinha. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Dimas Kammer e o vice Félix Holbold. Os membros do Conselho apresentaram a proposta de abertura do primeiro Edital de Fomento as Artes a ser lançado no mês de março. O prefeito aprovou a solicitação do Conselho e garantiu a abertura do Edital. Com isso pretende enfatizar a importância, de apoiar as iniciativas culturais e artísticas no município de Forquilhinha, buscando ampliar as oportunidades valorizando a diversidade cultural no município e oportunizando o acesso à cultura e a arte.
O lançamento do Edital objetiva a concessão de recursos financeiros para a execução de projetos culturais durante o ano de 2018, atendendo as metas do Plano Municipal de Cultura de Forquilhinha. Para isso precisa atender as metas do Plano Municipal de Cultura de Forquilhinha, cujas ações contemplem as modalidades de pesquisa, produção, formação e/ou difusão. De acordo com setores de PATRIMÔNIO (material e imaterial), LITERATURA, ARTES CÊNICAS (dança, música e teatro), ARTES VISUAIS (cinema, cultura digital, fotografia, grafite, escultura, pintura) e CULTURA POPULAR (artesanato, tradições, folclore) e que sejam acessíveis ao público, e contribuam para a construção de conhecimento e beneficiem a produção de bens artísticos e culturais.
Os recursos, serão distribuídos em cinco setores nos valores de 3.000,00 totalizando 30.000.00. Poderão concorrer pessoas físicas, pessoas jurídicas de direito privado, com e sem fins lucrativos, desde que conste entre as atividades econômicas, primária ou secundária, atividades artísticas e culturais.
De acordo com a coordenadora do Centro Cultural Isabela Niehues, esse é um grande incentivo à cultura do município. “Dessa forma poderemos fomentar ainda mais a diversidade cultural, oportunizando maior acesso da população de Forquilhinha aos bens culturais, fomentando o conhecimento e a preservação do patrimônio artístico-cultural forquilhinhense”, completa.