Programa Mais Alfabetização tem como objetivo fortalecer o processo de aprendizado nos anos iniciais.
A Prefeitura de Criciúma via Secretaria Municipal Educação, aderiu ao Programa Mais Alfabetização, desenvolvido pelo Mistério da Educação (MEC). A iniciativa visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas turmas de 1º e 2º ano. As 52 escolas da Rede Municipal que oferecem o Ensino Fundamental participarão do programa, beneficiando 3.631 alunos do município. A previsão é que o programa já seja implantado nas escolas em março.
Conforme a coordenadora geral pedagógica, Silvana Alves, o programa foi criado a partir da análise dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2016, que verifica os níveis de aprendizagem das crianças dos anos iniciais. Três aspectos são analisados: leitura, escrita e matemática, sendo divididos por cinco níveis. “O MEC, através da ANA, classificou as escolas em dois critérios para viabilizar a adesão. Nosso município contará com assistente de alfabetização para auxiliar o professor regente cinco horas semanais, já que apresenta bons índices”, explica.
Criciúma em 1º lugar
A Secretaria de Educação realizou um levantamento com as notas da ANA para comparar o resultado de Criciúma com os municípios do mesmo nível populacional. Na categoria escrita, a cidade ficou em 1º lugar, com 74,75% dos estudantes no nível quatro, sendo o ideal. “Os resultados foram satisfatórios, mostrando que estamos no caminho certo e nos motivando a procurar índices cada vez melhores”, destaca a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.
Além do trabalho desenvolvido nas salas de aula, os professores também terão acesso à Formação Continuada e serão contemplados com materiais de alfabetização.