Acadêmicos de Engenharia Mecânica criam modelo do novo meio de transporte que será usado na instituição.
Um protótipo de um quadriciclo elétrico é mais uma inovação da Satc realizada pelos estudantes do curso de Engenharia Mecânica, professores e coordenadores responsáveis do curso. Para desenvolver o meio de transporte que será implantado na instituição, o projeto foi estudado dois anos até a criação do primeiro protótipo. No final de 2017 o quadriciclo começou a ser estruturado.
Os estudantes Marcos Paulo Souza da Rosa, Kevin Anderson Alexandre Bauer e Vitor Barboza Brunelli ficaram responsáveis pelas montagens das peças não comerciais do protótipo.
Segundo o idealizador do projeto e professor da Engenharia Mecânica da Faculdade Satc André Antônio Bernardo a ideia é implantar mais quadriciclos na instituição. “Temos o objetivo de desenvolver mais três na Satc, que ajudarão na mobilidade de pessoas e transportes de pequenas cargas”, destacou.
Estimulando o aprendizado prático, o projeto prepara o aluno para novas oportunidades profissionais. “Nós projetamos o layout e montamos a estrutura e mobilidade mecânica. O pessoal da Engenharia Elétrica fez a parte de cabeamento, instalação de baterias e ativação do motor”, explicou o acadêmico e bolsista Marcos Paulo Souza.
Projeto integra NME
O quadriciclo é um dos projetos que fazem parte do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) criado na Satc em 2017. A proposta do Núcleo é desenvolver dispositivos de locomoção movidos à eletricidade.
Em dezembro foi apresentado o Inowattis, carro à combustão que foi transformado em veículo elétrico.