O espaço, em Forquilhinha, desenvolve a autonomia e eleva o sentido de pertencimento.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Forquilhinha possui um local que proporciona aos alunos experiências de autonomia domiciliar. Em um espaço que imita uma residência, a Casa Modelo reproduz fielmente um ambiente domiciliar básico. Lá, os estudantes aprendem a realizar todas as tarefas domésticas.
O espaço, que se parece com um apartamento, conta com quarto, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, sendo todos os ambientes mobiliados e providos de utilidades domésticas. “As atividades propostas são oportunizadas com avaliação criteriosa das condições de realização de cada aprendiz”, explica a psicóloga da Apae, Marcia Beatriz de Medeiros.
Além disso, o cuidado e observação com os critérios de segurança são sempre prioridades. O espaço, de modo geral, tem como objetivo proporcionar aos alunos experiências que desenvolvam sua autonomia em relação ao ambiente doméstico.
“O desenvolvimento dessas habilidades melhora sua autoestima, traz satisfação pessoal e eleva o seu sentido de pertencimento e valorização no meio familiar”, relata a profissional. Segundo ela, a Casa está em execução desde 2018.
Realização de atividades domésticas
No programa de atividades da Casa Modelo os alunos são levados em pequenos grupos e orientados na execução das tarefas. Confira a lista de afazeres domésticos que eles realizam:
- Organização e limpeza do ambiente;
- Utilização de eletrodomésticos;
- Separação de roupas;
- Uso de máquina de lavar;
- Disposição e secagem de roupas;
- Noção básica de culinária;
- Organização do espaço para refeição;
- Higienização de louças;
- Organização de armários, entre outras atividades relacionadas.
“As atividades propostas na Casa são de grande importância para os jovens e adultos atendidos na escola de educação especial de Forquilhinha. Elas oportunizam o desenvolvimento e ampliação da autonomia e participação na rotina familiar”, salienta Marcia.
Retorno da família é positivo
Em casa, o retorno dos pais é positivo. A família faz uma boa avaliação do programa e consegue perceber mudanças de atitude e maior iniciativa em relação ao ambiente doméstico. Da mesma forma, a psicóloga relata que é visível o contentamento e satisfação dos alunos durante a realização das atividades.