A auto-hemoterapia é uma técnica terapêutica, que tem o intuito de promover a cura através do próprio sangue.
O procedimento da auto-hemoterapia funciona da seguinte maneira: retira-se o sangue da veia e seguidamente aplica-se no músculo do próprio paciente (braço ou nádegas). As aplicações são realizadas de 7 em 7 dias. Esse processo tem o intuito de estimular o aumento de macrófagos – células do sistema imune responsáveis pela proteção do corpo.
O aumento na produção dos macrófagos acontece devido ao contato do sangue com o músculo, que gera uma reação de rejeição e faz com que o corpo envie essas células de defesa para os locais de aplicação e tende “limpar” o corpo de substancias estranhas.
Esse tipo de tratamento é muito utilizado para melhorar a imunidade, e pode ser aplicada ao combate de diversas doenças. Porém, normalmente está é usada como uma terapia complementar ao tratamento medicamentoso tradicional.
O objetivo de um tratamento hemoterápico é estimular a resposta imune do corpo, por isso, ele também é usado como uma terapia preventiva contra doenças.
A auto-hemoterapia é um procedimento que exige diversos cuidados de higiene e aplicação, que quando não tomados, podem levar a uma infecção.
Atualmente, não tem-se comprovação cientifica sobre os efeitos do uso da auto-hemoterapia, por isso, a técnica não é reconhecida no Brasil. Isso faz com que a pratica não seja autorizada no país, ou seja, médicos e farmacêuticos são proibidos de realiza-la.