Cooperativa também gera resultados sociais para a comunidade cooperada.
A Cooperativa Pioneira de Eletrificação, Coopera, desempenha um papel importante para o município de Forquilhinha. Desde sua fundação em 1959, a cooperativa tem sido responsável por fornecer energia elétrica de qualidade e com um preço justo para mais de 25 mil associados na sua área de atuação que, além de Forquilhinha, inclui os municípios vizinhos de Nova Veneza e parte de Criciúma.
Ao longo dos anos, a cooperativa vem se destacando com sua gestão eficiente entregando não só energia de qualidade, mas resultados financeiros, econômicos e sociais. Detentora da menor tarifa de energia elétrica do Brasil pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, a empresa se destaca também pela qualidade da energia, que chega a 97% de aprovação e satisfação de seus cooperados (fonte: IPC 2022).
A energia fornecida pela Coopera é um elemento essencial para o desenvolvimento econômico e social das cidades atendidas. Através da distribuição de energia elétrica, a cooperativa garante o funcionamento de indústrias, comércios, serviços públicos e residências. “Sem a energia elétrica fornecida pela Coopera, muitas atividades essenciais para a economia e a vida dos moradores do município seriam impossíveis”, lembra o presidente Walmir Rampinelli.
Além disso, a Coopera também tem um papel social e comunitário em Forquilhinha. A cooperativa conta com o espaço colaborativo Integra Coopera que oferece aos cooperados diversos cursos e atividades. Somente em 2022, mais de 2 mil atendimentos foram realizados nas oficinas, cursos, workshops e serviços. “A Coopera incentiva a capacitação profissional, a preservação ambiental e ações de responsabilidade social, promovendo a inclusão e a cidadania”, comenta Rogério Feller, consultor.
Investimentos, inovação e serviços
Há alguns anos a Coopera diversificou as atividades e, com isso, também tem como finalidade levar comunicação de qualidade para o interior por meio dos serviços de internet de fibra ótica da Coopera Telecom, e atendendo os clientes de todo Brasil com a loja de materiais elétricos – a Coopera Soluções Elétricas.
Os novos investimentos não param por aí. O foco agora também está voltado à construção de uma nova subestação em Criciúma e a PCH – Pequena Central Hidrelétrica em São Joaquim, que trará mais competitividade para a cooperativa enquanto empreendimento coletivo.
Outras novidades
A Coopera tem investido em tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus cooperados, e lança iniciativas para aproximá-lo ainda mais. Em 2023, com o lançamento do podcast e videocast “Momento Coopera”, cooperados contam quinzenalmente suas histórias para inspirar outros cooperados.
Nos próximos dias também será implantado o pagamento de boleto via Pix. Outra novidade é canal de comunicação com os associados pelo WhatsApp. Em breve, operações poderão ser realizadas pelo aplicativo por meio do telefone 0800 725 7725.
Fechando a lista de entregas, o Integra Coopera estará ainda mais perto das comunidades a partir do mês de maio, com cursos itinerantes.
“A Coopera desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do município de Forquilhinha e queremos parabenizar esse município pela sua bonita historia”, finaliza o presidente.