A Secretaria Municipal de Saúde de Forquilhinha iniciou nesta quarta feira atendimento em acupuntura para os pacientes que frequentam o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I). O projeto será coordenado pela coordenadora do CAPS I, Celina Honório e será executado pelo Terapeuta Ocupacional Ubiratan Souza Oliveira. “É um projeto inovador que vem auxiliar no tratamento destes pacientes que tanto precisam e frequentam o CAPS I diariamente”, ressalta o secretário de saúde Diego Passarela.
O CAPS I de Forquilhinha atende atualmente mais de 100 pacientes. São pessoas que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Mais
Acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou, além de melhorar o sistema imunitário.
A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.