Instituição é a primeira a implantar procedimento na região.
Recentemente o laboratório interno de análises clínicas do Hospital São José passou a utilizar assinatura digital na emissão dos laudos para todos os exames realizados na instituição. A inovação traz como benefício a segurança do paciente e a redução de custo com impressão, papel e armazenamento do material.
De acordo com a bioquímica responsável pelo Laboratório Interno do Hospital São José La Vitta, Hiana Fernandes Garcia, a assinatura digital aumenta a segurança do paciente e agiliza o processo de faturamento. “No momento da liberação do exame, o exame já está assinado eletronicamente. Esse procedimento garante a legalidade jurídica do processo e impede irregularidades na emissão dos laudos”, declara a bioquímica.
O processo já vem sendo adotado em muitos laboratórios do Brasil o que significa também uma redução grande nos custos destas empresas.
Anteriormente todos os laudos eram emitidos e precisavam da assinatura de cada bioquímico, sendo arquivado posteriormente no Serviço de Arquivamento Médico e Estatística – SAME do Hospital São José, junto ao prontuário do paciente. Agora todos os laudos laboratoriais ficam nos servidores e só são impressos mediante solicitação do paciente.
“O Hospital São José pretende inovar em todas as áreas da Entidade, utilizando essa tecnologia. Nosso objetivo além contribuir com a redução de despesas; é garantir ainda mais segurança no arquivamento de informações a respeito do paciente. No serviço de Análises clínicas o Hospital São José é o primeiro a implantar a certificação digital na região”, explica Andreia Pisone, gerente de TI do Hospital São José.