Famílias de Forquilhinha assinaram na tarde desta quinta-feira o contrato de construção de dez casas populares do tipo pulverizadas do programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1. As casas serão construídas através de uma entidade organizadora, neste caso a Abadeus, que fica responsável pela elaboração do projeto e construção das unidades.
De acordo com o secretário de Habitação Rogerio Dagostim, as casas pulverizadas são para aquelas famílias que já possuem terreno escriturado, e se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1 com renda familiar até R$ 1,6 mil. A parceria é entre a Prefeitura, Caixa Econômica, Abadeus e Ministério das Cidades, num investimento de R$ 550 mil. “Nosso trabalho tem foco nas pessoas, na dignidade do cidadão.
Visamos dar moradias dignas e uma melhor qualidade de vida”, disse Dagostim. Parceira do projeto, a diretora da Abadeus Shirlei Maria Helena Guimarães Monteiro ressaltou o empenho da Administração de Forquilhinha por não desistir do projeto que tem diversas exigências a ser cumpridas. “A habitação é um referencial de raízes para uma família. É a partir dali que se começa a organizar a vida”, reforçou Shirlei.
Já o superintendente regional da Caixa Econômica Federal Robert Kennedy da Costa afirmou que apenas quatro projetos deste tipo foram selecionados na regional que atende 64 municípios, sendo que Forquilhinha foi o único da região Sul.
O prefeito Lei Alexandre reafirmou a importância do evento. “Vencemos muitas etapas deste projeto, não foi fácil, porém não desistimos. Então, esta é uma tarde muito especial, principalmente agora que vamos iniciar a construção deste sonho de todos”, comemorou. A construção deve iniciar nos próximos 30 dias e haverá um projeto social desenvolvido pela Abadeus com das famílias antes e depois, envolvendo palestras educativas, cursos entre outros.
Carla Giassi