FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

II Seminário Regional da Defesa Civil reúne gestores municipais em Criciúma

foto1 5

Com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, coordenadores municipais de Defesa Civil e gestores municipais estiveram reunidos na Agência de Desenvolvimento Regional para o II Seminário Regional da Defesa Civil do Estado. O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e discutiu a importância da política de proteção e defesa civil nos municípios a fim de despertar o interesse da resiliência local.

Dados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontam Santa Catarina como o estado com a maior diversidade de desastres do Brasil, sendo ainda, a maior perda per capta e por km². “Para irmos de encontro a esse problema precisamos de um plano de ação, estruturação, protocolos, treinamento, inclusive para a população para que ela tenha consciência de Auto-Proteção. Somados tecnicamente estaremos preparados para conviver com os cenários de risco que estamos expostos”, explicou Moratelli.

Durante o seminário, o secretário palestrou falou sobre a importância da estruturação da defesa civil no Estado e Município. “Este ano teremos 100% de cobertura por radares em Santa Catarina, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais; e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe essa estrutura para que aconteça o conjunto de ações integradas”, comentou.

Dengo Produtos de Limpeza
Coopera
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape

“A coordenadoria regional da Defesa Civil e ADR vem desempenhando um papel fundamental de apoio e prevenção em nossos 12 municípios. Além do suporte na hora dos desastres, estamos testando técnicas, como na Serra do Rio do Rastro para evitar deslizamentos”, assegurou o secretário executivo da ADR, João Fabris.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro é dever do gestor municipal evitar que danos maiores aconteçam a população. “Não basta só aguardar o fato acontecer para fazermos alguma coisa. Nós servidores públicos temos a responsabilidade de ajudar a prevenir desastres maiores. Em Criciúma, atuamos na área central com a construção do canal auxiliar para evitar as enchentes”, lembrou.

O evento contou ainda com a participação de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e encerrou com palestras com as diretorias de Respostas aos Desastres e de Prevenção. Até agora, a secretaria já passou em 13 microrregiões atingindo mais de 200 municípios. A meta é atingir todo o Estado até setembro.

Francine Ferreira – Cleiton Ferrasso e Paula Darós Darolt


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 06

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo