Neste ano, 14 oficinas foram lançadas e o quadro de facilitadores do Espaço Colaborativo de Forquilhinha dobrou.
Um local que impulsiona o empreendedorismo, proporciona conhecimento e, acima de tudo, está atento às necessidades do público. Essas são as principais características do Integra Coopera. O Espaço Colaborativo Comunitário da Coopera, em Forquilhinha, segue se fortalecendo na comunidade e o ano de 2022 é a prova disso. Em crescimento constante, todas as expectativas foram superadas, com o lançamento de 14 novas oficinas, mais de dois mil atendimentos – presenciais e virtuais – e o dobro de facilitadores.
Após pouco mais de um ano de atuação, muitas pessoas já passaram pelo local, seja na busca de um serviço, profissionalização ou dos diversos cursos oferecidos gratuitamente. De forma geral, o Integra Coopera soma na vida dos alunos – que levam aprendizados – e dos professores, que ampliam suas experiências na área. Rafael Fritzen foi um dos cooperados que resolveu se aventurar no mundo da gastronomia e participou das aulas de sobremesas e preparos para a ceia de Natal.
“Além da parte técnica, aprendemos a misturar sabores, algo que talvez eu não arriscaria sozinho em casa. Confesso que, às vezes, eu me perguntava se daria certo, mas quando experimentávamos era surpreendente. Cozinhar é um dos meus hobbies e poder me dedicar e aprender mais sobre esse universo foi muito legal. Já coloquei muito dos meus conhecimentos em prática nos almoços em família e para o próximo ano, estou me programando para fazer algo relacionado à parte de idiomas”, conta.
O desejo em lecionar
Patrícia está presente na história do Espaço Colaborativo Comunitário da Coopera desde agosto do ano passado. O que começou como um serviço de Reiki se transformou em aulas de velas artesanais. Diferentemente dos alunos, que aprenderam de maneira fácil o processo, ela precisou de inúmeros erros até chegar na fórmula ideal.
“Eu tive um crescimento profissional gigante desde que ingressei no time de facilitadoras do Integra e não tem outra palavra que represente mais o meu sentimento por esse ano que se encerra do que ‘gratidão’. Ver que o conteúdo que eu ensinei se tornou uma segunda fonte de renda para algumas pessoas é emocionante e espero dar continuidade na transformação de vidas junto com o Integra em 2023”, destaca Patrícia Januário dos Santos.
Ano de desafios e oportunidades
Além de todos os alunos que se formaram, neste ano, o Integra Coopera recebeu mais de 300 visitantes no espaço coworking e auditório, utilizados para reuniões, grupos de estudo, palestras e outros eventos do gênero. A biblioteca também foi bastante procurada, com mais de 350 empréstimos de livros. Todos os serviços e ambientes oferecidos, na visão da coordenadora do setor de Cooperativismo da Coopera, Josi Jacques, estão ganhando mais visibilidade e, consequentemente, sendo mais requisitados e utilizados pelo público.
Para se ter uma ideia, o número de participantes das oficinas quase triplicou, chegando a 1019 pessoas neste ano, enquanto a busca pela área de bem-estar recebeu 360 pessoas.
Após o início das atividades em julho do ano passado, o Espaço Colaborativo segue em pleno crescimento e o mérito, conforme analisa o presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, é do público que acredita e confia, dos facilitadores que fazem acontecer e dos voluntários que ajudam em tudo que é preciso. “Com certeza, os números não seriam os mesmos sem o empenho e dedicação de cada um. O ano de 2022 foi de desafios, mas graças a nossa equipe, foram 12 meses de oportunidades para centenas de pessoas”, evidencia.