Toda organização que se preza possui uma Missão, Visão e Valores que faz com que todos cresçam na mesma direção com foco e objetivos em comum. Sua carreira é sua “empresa”, ela pode ser uma marca de sucesso ou uma massa falida e tudo isso vai depender somente de como você a conduzirá.
Seguem abaixo dicas de como transformar uma missão, visão e valores com foco na carreira profissional. E o que é Missão, Visão e Valores?
MISSÃO
É o propósito da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. O importante é que a missão comunique de forma clara e objetiva a todos o motivo pelo qual você escolheu sua profissão. Responde as perguntas abaixo e descubra qual a sua missão como profissional.
- Por que você escolheu essa carreira?
- O que você se propõe a fazer?
Exemplo Empresa:
McDonald’s: Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Exemplo Profissional:
Desenvolver pessoas contribuindo para que aproveitem seu potencial de forma eficaz.
VISÃO
Representa um estado futuro para a empresa, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar e possui um tempo pré-determinado para que aconteça. Sua visão como profissional deve ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:
- Que tipo de profissional quer se tornar?
- Onde você estará daqui alguns anos?
Exemplo Empresa:
McDonald’s: Duplicar o valor da companhia ampliando a liderança em cada um dos mercados.
Exemplo Profissional:
Ser reconhecido como melhor profissional de Coach do sul de SC até 2020.
VALORES
São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas que fazem parte da organização. Os valores são inegociáveis, e os mais duradouros. O conjunto de valores define as regras da sua história e se formam quando você responde as perguntas abaixo.
- Como os melhores profissionais devem se portar?
- Quais princípios em você são inegociáveis?
Exemplo Empresa:
McDonald’s: Qualidade/ Serviço/ Limpeza e Valor
Exemplo Profissional:
Dedicação/ Competência/ Respeito e Resultado
Como todas as corporações é preciso crescer e dar resultados, além de ter papéis diferentes em sua vida pessoal e profissional, também deve entender que é necessário ter várias personas e assim serem muitos em apenas um. Entenda que você será o colaborador quando precisar fazer todo o trabalho técnico e braçal, o gerente quando precisar dar ordens, controlar e gerir suas atividades diárias e por fim será o empreendedor focado no futuro de olho nas oportunidades e destinado a entender o melhor caminho para seguir de forma assertiva.
Todo profissional de sucesso precisa ter foco, e parte disso se chama planejamento, esqueça a gestão de carreira “RETROVISOR”, ou seja, arrumando o que já passou, e foque na gestão “GPS”, traçando você mesmo a sua rota e o melhor caminho.