Campanha nacional de imunização começa nesta segunda-feira, 17.
Precisamente, 6.187 pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Forquilhinha, na campanha que começa nesta segunda-feira, 17 de abril, e segue até o dia 26 de maio. O grupo de risco com maior número de contemplados é o de doenças crônicas, com 2.183 vacinas a serem distribuídas.
Na sequência aparecem os idosos, que são 1.709; as crianças, que chegam a 1.595; as 308 gestantes; os 220 trabalhadores do setor de saúde; e as 51 puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto). Os povos indígenas e as pessoas privadas de liberdade também serão beneficiadas.
O Dia D da mobilização deste ano está agendado para o dia 13 de maio. “A novidade deste ano fica por conta da disponibilização de doses, também, para os 121 professores das redes pública e privada de Forquilhinha. É um avanço, porque essas pessoas convivem diariamente com as crianças da cidade, e estando imunizadas, aumenta a nossa rede de proteção”, ressalta o secretário de Saúde do município, Diego Passarela.
A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Já na região carbonífera, 708 mil doses devem ser distribuídas em 2017. “Nesta primeira semana devem ir se imunizar os idosos. A partir da segunda-feira que vem, dia 24 de abril, seguem as crianças e o restante das pessoas inseridas nos grupos de risco, que já poderão procurar as unidades de saúde”, explica o gerente regional de saúde de Criciúma, Fernando de Fáveri.
É importante que as pessoas levem um documento de identificação e carteira de vacinação na hora de se imunizar. “Doentes crônicos devem portar, também, atestado médico que comprove sua condição”, finaliza Passarela.