Em reunião hoje pela manhã no Plenarinho da AMREC, os secretários de saúde dos municípios foram apresentados ao equipamento de teledermatologia, que promete agilizar diagnósticos e os procedimentos dermatológicos. O Estado disponibilizará um equipamento por município, que deve entrar em funcionamento em breve. “Tudo depende do treinamento dos técnicos e organização do fluxo dos municípios”, garantiu o técnico do Estado responsável pelo apoio técnico profissional da telemedicina, Ascendino Roberto dos Santos.
O treinamento dos técnicos foi marcado para o dia 26 de junho, às 9 horas no auditório da SDR. Hoje a região conta apenas com dois equipamentos que estão nos municípios de Orleans e Criciúma. Segundo Ascendino, Criciúma pode ganhar um segundo equipamento.
“Isso tudo depende do desenho que vai ser dado para pela rede”, explicou. O equipamento foi apresentado pelo representante da UFSC, Harlei Miguel Wagner, que apresentou o modelo catarinense de Telediagnóstico, explicando que quando dependendo do resultado do exame, se dá mais agilidade aos procedimentos mais graves.
Para a vice-presidente do colegiado de saúde e secretária de saúde de Cocal do Sul, Sinara Crippa Milanez, a implantação do equipamento vai melhorar o atendimento. “Vamos ter mais agilidade no diagnostico dermatológico, diminuindo a fila de atendimento e dando um tratamento mais rápido em casos mais graves”, declarou.