Os moradores de Forquilhinha nas áreas atingidas pelas fortes chuvas no último mês de maio, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS da Caixa até o dia 26 de setembro.
Também é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.
Uma equipe da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal estará à disposição dos moradores atingidas pelas chuvas, que encontrarem dificuldade para realizar a solicitação. O atendimento acontecerá na Prefeitura, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia na Casa do Empreendedor.
As ruas atingidas pelas chuvas
Bairro Cidade Alta
- Rua 105;
- Rua Beira Rio;
- Rua Brasil;
- Rua Da Liberdade;
- Rua Independência;
- Rua Nossa Senhora Das Graças;
- Rua São Miguel.
Bairro Nova York
- Av. 79;
- Av. 80;
- Av. 82;
- Rua Celso Roque Forgiarini;
- Rua Francisco Ronchi;
- Rua Orlando Sebastião.
Bairro Ouro Negro
- Rua 167;
- Rua 181;
- Rua Antônio Machado;
- Rua Francisco Ronchi;
- Rua João Denski;
- Rua Lino Forgiarini;
- Rua Teodora Carlos Machado.
Bairro Santa Cruz
- Rua Osni de Jesus.
Bairro Vila Franca
- Rua 1° De Maio;
- Rua 12 De Outubro.
Bairro Vila Lourdes
- Rua José Arns;
- Rua José Daminelli Netto;
- Rua Renato Russo.
Comunidades de interior
- Santa Terezinha;
- Taquara;
- Santa Rosa;
- São José;
- Linha São José;
- São Pedro;
- Barra Da Sanga.
Aplicativo
O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. No passo a passo, os moradores atingidos pelas chuvas devem realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade.
Para comprovar, devem encaminhar foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Após a documentação, selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação
Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.