FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Você sabe quando procurar o Procon?

procon

A função do Procon é auxiliar o consumidor na hora de garantir os seus direitos mediante  ao fornecedor. Equipamentos comprados com defeito, produtos de má qualidade, entre outros problemas nas relações de consumo podem ser resolvidos com a mediação do órgão. Para o diretor do Procon/SC, Rodrigo Baldessari, a resolução dos problemas pode ser feita por meio do diálogo. “A nossa primeira recomendação é que o consumidor relate o seu problema ao fornecedor do produto. Caso não venha resolver a situação, ele deve procurar o Procon para encontrarmos uma solução entre as partes”, afirma.

Durante a compra de qualquer produto, é necessário aguardar o comprovante de compra. De acordo com o diretor do Procon, a nota fiscal é o melhor documento para futuras trocas e reclamações. Ele lembra também que o fornecedor não tem a obrigação de imprimir uma segunda via de qualquer documento. É fundamental que o consumidor guarde o comprovante de compra e, principalmente, a notal fiscal para futuras complicações, como ressalta Baldessari.

De modo geral, a troca dos produtos por causa do gosto, cor e tamanho não é permitida. Com esses critérios, a troca só vai acontecer se, na hora da compra, o fornecedor e o consumidor estiverem de acordo, como explica Rodrigo Baldessari. “É importante que esse acordo seja registrado e que o consumidor esteja com ele em mãos na hora da troca”, orienta. Em caso de compras pela internet, a troca de emails ou um print da tela já servem para efetuar qualquer troca.

Coopera
Net Lider
Contape
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Para que seja realizada a troca, o consumidor deve ficar atento também aos prazos limites para as reclamações. Para os defeitos em produtos e bens duráveis, como móveis, sapatos e brinquedos são 90 dias para dar entrada no Procon. Já os produtos e serviços não duráveis como cabeleireiro, lavanderia e alimentos, têm até 30 dias para efetuar a reclamação.

Além dos escritórios regionais do Procon, o consumidor pode usar também uma plataforma online. No site www.consumidor.gov.br é possível realizar a reclamação ou solicitar um atendimento. O Procon disponibiliza anida informações pelo site www.procon.sc.gov.br e pelo telefone 151.

Francine Ferreira – Governo de Santa Catarina


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 06

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo