A última quarta-feira, 9, foi de aprendizagem para os vereadores mirins de Forquilhinha. Em visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o grupo participou do VII Encontro Estadual dos Vereadores Mirins, que reuniu representantes de todo o estado.
“O presidente, Rangel Loch, ao implantar o projeto no município tinha um objetivo claro: fomentar a participação do jovem na política e aproximar o legislativo da comunidade. Esse encontro proporciona tudo isso. E como garantimos aos eleitos que eles iriam conhecer toda a estrutura da Alesc, lá no início do projeto, aproveitamos essa oportunidade para que além de conhecer a estrutura, os estudantes pudessem entrar em contato e trocar experiências com crianças e adolescentes de outras regiões também” destacou o coordenador do projeto, Ricardo Michels Zanelato.
No encontro, os mirins conheceram ainda mais sobre o papel do ministério público federal, ouviram sobre a importância da participação do jovem na política e debateram sobre o projeto Escola para Todos, que é um projeto de lei criado em 2004 por pessoas que defendem que professores não devem abordar questões políticas em sala de aula.
Marcio Viccari, que é a favor da ideia, e Jocemara Triches, que condena a iniciativa, apresentaram seus argumentos e pediram para que o assunto seja discutido nas câmaras mirins.
Para o presidente mirim de forquilhinha, Vinicius Agostinho, os professores influenciam a opinião dos alunos nos mais diversos temas. “Se o profissional não souber usar a dose certa na hora de falar sobre política, isso pode se tornar um problema. Ao mesmo tempo, ficar alheio à essas discussões é não dar atenção ao bairro, cidade e país que vivemos. Pra mim, é preciso chegar a um meio termo”, comentou.
A visita dos vereadores mirins à Alesc foi encerrada com uma parada no gabinete do deputado estadual, Rodrigo Minoto (PDT) e em seguida com um registro no plenário da casa onde os vereadores conheceram outros deputados do Estado. “Foi um prazer recebê-los e participar desse momento de formação política de vocês. Sigam firmes, e cativem os sonhos sempre”, disse Minotto aos estudantes.
Além dos vereadores de Forquilhinha, os mirins de Nova Veneza participaram do encontro em Florianópolis.