FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Câmara de Forquilhinha encaminha Moção de Repúdio contra possível transferência da 3ª Vara do Trabalho

Mocao de Repudio contra transferencia da 3a Vara do Trabalho 2

A mudança de Criciúma para Itapema, sugerida pelo TRT, prejudica os municípios da Amrec.

A possível transferência da 3ª Vara do Trabalho de Criciúma para o município de Itapema gerou uma Moção de Repúdio na Câmara de Forquilhinha. O documento aprovado pelos vereadores nesta segunda-feira, dia 6, será encaminhado ao Poder Judiciário ressaltando a importância da referida vara para toda a região sul de Santa Catarina.

Na avaliação dos vereadores, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) precisa levar em consideração a realidade histórica da região, e não somente a demanda dos últimos três anos, sendo que dois deles foram prejudicados pela pandemia. Para reforçar o pedido, o documento apresenta dados sobre a distribuição dos processos coletivos nos últimos cinco anos.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Coopera
Net Lider
Contape
Credisol

No relatório dos processos coletivos que foram distribuídos em Criciúma de 2017 até o dia 10 de maio de 2022, somam-se 458 ações, sendo 159 civis coletivas, 142 civis públicas e 57 de cumprimento. Na comarca de Balneário Camboriú, que atende Itapema, foram 78 ações, sendo 14 civis coletivas, 34 civis públicas e 30 de cumprimento no mesmo período.

O presidente da Comissão do Advogado Trabalhista da OAB de Criciúma, Rodrigo Custódio Medeiros, e o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (Sintrajusc), Miguel Napoli, acompanharam a aprovação da Moção de Repúdio. Eles agradeceram os vereadores salientando a importância dos apoios para manter a 3ª Vara do Trabalho.

“Acreditamos que toda a mobilização da região está contribuindo na permanência da vara em Criciúma. Os desembargadores do Tribunal vão decidir sobre a mudança com votação no pleno, sem data definida para acontecer”, comenta Medeiros. “Precisamos fortalecer a estrutura existente, pois a remoção sobrecarrega os funcionários que ficam e provoca um desequilíbrio no andamento dos trabalhos”, acrescenta Napoli.

O presidente do Legislativo de Forquilhinha justifica o encaminhamento da moção. “A retirada da 3ª Vara beneficia aquele empresário que não paga em dia, e traz um prejuízo ainda maior aos trabalhadores prejudicados com a lentidão no andamento dos processos. Esperamos que o TRT, por meio dos seus desembargadores, se sensibilize com a reivindicação da nossa região”, conclui Célio Elias.

Mais destaques da 18ª Sessão

Projetos aprovados

PE nº 32/2022 – Revoga os artigos 2º, 3º, 4º, e 5º, da Lei nº 1526, de 24 de fevereiro de 2010, e dá outras providências.

PE nº 33/2022 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a desafetar e doar, bem imóvel de propriedade do município, à empresa Top Têxtil Embalagens LTDA.

Indicações

72/2022 – Revestimento com camada asfáltica na pista de caminhada ao redor do Campo do Pinheirão, Bairro Ouro Negro. (Felipe Dordete – PP)

73/2022 – Revestimento com camada asfáltica na Rua Valmor Bento Roque, no Bairro Santa Líbera. (José Nardi – PSD)

74/2022 – Contratação de um fisioterapeuta para atendimento aos Bairros Santa Ana e Santa Isabel. (Marilda Casagrande – PP)

75/2022 – Em caso de necessidade de reforma ou manutenção das pontes do Município, as atuais pontes de madeira devem ser substituídas por pontes de concreto. (Marcos Rocha Macedo – PDT)

76/2022 – Colocação de Iluminação Pública na Rodovia Municipal Francisco Ricken e Rodovia Municipal Norberto Sehnem, na comunidade de Santa Terezinha. (Jucemar Borges – PP)

Redação – Filipe Casagrande


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 03

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo